Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56642
Title in Portuguese: Negras presenças: feminilizações e enegrecimentos de autorias no campo literário brasileiro contemporâneo
Author: Nascimento, Bruno Duarte
Advisor(s): Leão, Andréa Borges
Keywords: Autoria
Campo literário
Raça
Issue Date: 2021
Citation: NASCIMENTO, Bruno Duarte. Negras presenças: feminilizações e enegrecimentos de autorias no campo literário brasileiro contemporâneo. Orientadora: Andréa Borges Leão. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Portuguese: A discussão central deste trabalho é a inserção de mulheres negras nos campos de produção da cultura da sociedade brasileira contemporânea, mais precisamente, no campo de produção de literaturas. Assumo o pressuposto de que não existem propriedades intrínsecas às obras literárias, tampouco aos autores e às autoras que as produzem. Analiso feminilizações e enegrecimentos em um campo literário embranquecido e masculinizado por meio da produção de autorias de mulheres negras escritoras. Para tanto, trabalho com as trajetórias sociais e literárias de Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves. Mapeio e reconstruo um espaço de produção de literaturas de mulheres negras a partir da coleta, sistematização e análise de informações de três bases de dados sobre mulheres negras escritoras, a saber: Catálogo Intelectuais Negras Visíveis, Escritoras Negras da Bahia e Portal Literafro. Descrevo algumas de suas propriedades gerais e trago elementos para uma discussão das condições históricas de sua emergência no campo de produção de literaturas da sociedade brasileira contemporânea. Reconstituo as trajetórias de Alves, Evaristo e Ribeiro antecedentes ao espaço e as neste com base em uma coleta e análise de dados biobibliográficos. O material coligido permite-me perscrutar as condições sociais de formação e materialização de vocações literárias em carreiras profissionais e a produção de autorias. As trajetórias entrelaçam-se em certa medida ao espaço e vice-versa, determinando-se reciprocamente. Constato que Alves, Evaristo e Ribeiro feminilizam e enegrecem autorias no campo literário brasileiro contemporâneo com base nas categorias negro e afro-brasileiro, formalizando-as literariamente. Elas qualificam-se para o trabalho com a linguagem e profissionalizam-se escritoras tendo ao redor círculos letrados enegrecidos, como o Quilombhoje Literatura.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56642
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_dis_bdnascimento.pdf873,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.