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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56567
Tipo: | Resumo |
Título: | Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa |
Autor(es): | Venâncio, Fernanda Lima Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque Viana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro Gomes, Italo Martins de Mendonça Pinheiro, Vitória de Sá Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
Palavras-chave: | Desenvolvimento Infantil;Crianças - Saúde e higiene;Saúde - Aspectos sociais |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | VENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; VIANA, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro; GOMES, Italo Martins de Mendonça; PINHEIRO, Vitória de Sá; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil-QC00.2000.PG.1404) O desenvolvimento infantil pode ser entendido como um processo vital que resulta da interação entre os fenômenos de crescimento, maturação e aprendizagem, sobretudo na relação desses fenômenos com o ambiente. O objetivo desse estudo é apresentar uma revisão integrativa acerca da vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa abrangendo as pesquisas dos anos de 2013 a 2016. Foram utilizados os seguintes descritores, desenvolvimento infantil, vulnerabilidade e crianças. Os resultados demonstram que, na dimensão individual da vulnerabilidade no desenvolvimento da criança, entende-se que um ambiente sem relações sustentáveis, com estímulos inadequados e insuficientes e com presença de drogas e violência, pode compor as situações adversas ao desenvolvimento infantil, nesse período de 0 a 3 anos as crianças são mais sensíveis à situações de vulnerabilidade, sobretudo pela extrema dependência de cuidado para sua seu crescimento e desenvolvimento. Nessa fase, a criança pode experienciar situações adversas, que, de acordo com a neurociência, epigenética e ciências comportamentais e sociais, condicionarão seu sucesso educacional, sua capacidade de lidar melhor com as emoções, suas condições de saúde ao longo de sua vida, sua capacidade de produtividade econômica e seu papel como cidadão. Considera-se portanto, como medidas de prevenção de contextos com vulnerabilidade articulação de redes de apoio sociais formais e informais para situações de abandono ou afastamento do convívio familiar através de práticas centradas na famílias e no desenvolvimento das potencialidades das crianças, pois as famílias devem ter assegurado o acesso à rede de serviços públicos de saúde, assim como os apoios socioassistenciais numa perspectiva intrasetorial como intersetorial. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56567 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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