Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56450
Tipo: Resumo
Título: Grupo de mulheres em Canafístula (Ceará/Brasil): fortalecimento da atividade comunitária em contexto rural (Desenvolvimento Comunitário na Região do Médio Curu (Sertão do Ceará): psicologia comunitária e comunidades rurais-HF.2009.PJ.0021)
Autor(es): Silveira, Francesca Bartira da Silva
Monteiro, Maria Natália Bizerra Pimentel
Nepomuceno, Bárbara Barbosa
Ximenes, Veronica Morais
Palavras-chave: Mulheres do campo;Psicologia comunitária;Grupos sociais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVEIRA, Francesca Bartira da Silva; MONTEIRO, Maria Natália Bizerra Pimentel; NEPOMUCENO, Bárbara Barbosa; XIMENES, Veronica Morais. Grupo de mulheres em Canafístula (Ceará/Brasil): fortalecimento da atividade comunitária em contexto rural (Desenvolvimento Comunitário na Região do Médio Curu (Sertão do Ceará): psicologia comunitária e comunidades rurais-HF.2009.PJ.0021). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O projeto Desenvolvimento Comunitário na Região do Médio Curu (Sertão do Ceará): Psicologia Comunitária e Atividades Rurais, desenvolvido pelo Núcleo de Psicologia Comunitária desde 2013, objetiva resgatar a potencialidade transformadora e a identidade inerente à vida comunitária a partir do desenvolvimento de atividades grupais com mulheres moradoras da comunidade de Canafístula, seguindo o referencial teórico e metodológico da Psicologia Comunitária. Busca-se o fortalecimento de estratégias individuais e coletivas de superação das adversidades cotidianas vividas no contexto rural, além da problematização das condições opressoras vividas, geradoras de desigualdades e sofrimento psíquico. As atividades ocorrem quinzenalmente na Escola Municipal Nely Ribeiro Luz, com a participação de 15 moradoras da comunidade e com o apoio das parcerias estabelecidas com a casa Paroquial, a escola municipal e o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE). As atividades desenvolvidas incluem: facilitação de um grupo de mulheres, visitas domiciliares e atividades comunitárias. Estas são facilitadas por 3 estudantes de graduação do curso de Psicologia (UFC), sob supervisão da coordenadora e de uma aluna da pós-graduação. São utilizadas metodologias participativas, dialógico-vivenciais, com foco na observação das potencialidades das integrantes. Nos grupos foram discutidas questões sociais e cotidianas da vida das mulheres, nos quais os exensionistas atuaram a fim de proporcionar um espaço favorável aos processos de conscientização e da percepção dos sujeitos como transformadoras da realidade em que vivem. Como resultados observa-se uma maior vinculação das mulheres com a comunidade e seus acontecimentos, como festejos e eleições, além da articulação de uma rede de apoio que conecta o NUCOM, PRECE e Canafístula. Os extensionistas experienciam a vivência da atividade comunitária, interligando conceitos e práticas e, dessa forma, dinamizam o processo formativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56450
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fbssilveira.pdf76,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.