Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56276
Title in Portuguese: O fantasma no limiar do espaço e do tempo em para o outro lado, de Kiyoshi Kurosawa
Title: The ghost in the thresholds of time and space in journey to the shore, by Kiyoshi Kurosawa
Author: Maia, Natália Mendes
Keywords: Fantasmas
Kurosawa, Kiyoshi 1955-
Limiar
Issue Date: 2020
Publisher: Compós
Citation: MAIA, Natália Mendes. O fantasma no limiar do espaço e do tempo em para o outro lado, de Kiyoshi Kurosawa. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 24., 2020, Campo Grande. Anais [...] Campo Grande: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2020.
Abstract in Portuguese: Os fantasmas do cineasta japonês Kiyoshi Kurosawa não somente atravessam, mas permanecem e invadem. São fantasmas corpóreos, que vivem num “entrelugar”: no limiar entre passado e presente, visível e invisível, vida e morte. Este artigo tem por objetivo se aproximar dos fantasmas de Kurosawa no filme “Para o Outro Lado” (2015), em diálogo com os conceitos de Limiar, Ma e Fantasmagoria de autores como Erick Felinto, Walter Benjamin e Michiko Okano. Como metodologia para análise dos filmes, adotamos a concepção de Jacques Rancière que pensa a cena como singularidade na qual as noções se encontram em operação, encarnadas por personagens conceituais. Este trabalho integra uma pesquisa em andamento do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC) sobre a presença dos fantasmas nos filmes de Kiyoshi Kurosawa.
Abstract: The ghosts of the Japanese filmmaker Kiyoshi Kurosawa not only cross through, but remain and invade. They are corporeal ghosts, living in a "between-places": on the thresholds between past and present, visible and invisible, life and death. This article aims to approach the ghosts of Kurosawa in the movie “Journey to the Shore” (2015) dialoguing with the concepts of Thresholds, Ma and Phantasmagoria in authors such as Erick Felinto, Walter Benjamin and Michiko Okano. As a methodology for the analysis of the films, we adopt the conception of Jacques Rancière that establishes the scenes as a singularity in which the notions are in place, embodied by conceptual characters. This work is part of an ongoing research by the Postgraduate Program in Communication at the Federal University of Ceará (PPGCOM-UFC) on the presence of ghosts in Kiyoshi Kurosawa's movies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56276
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN: 978-65-5630-000-9
Appears in Collections:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_eve_nmmaia.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.