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Tipo: Artigo de Evento
Título: Evolução comportamental nas decisões locacionais e de viagens em Fortaleza a partir da calibração de um Modelo LUTI.
Autor(es): Sousa, Francelino Franco Leite de Matos
Castro, Isabela Ribeiro de
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palavras-chave: Modelo LUTI TRANUS;Modelo de planejamento;Planejamento do transporte rodoviário;Solo urbano - Uso;Mobilidade urbana;Acessibilidade
Data do documento: 2020
Citação: SOUSA, Francelino Franco Leite de Matos; CASTRO, Isabela Ribeiro de; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Evolução comportamental nas decisões locacionais e de viagens em Fortaleza a partir da calibração de um Modelo LUTI . In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1847-1858.
Resumo: A acessibilidade tem sido compreendida como um resultado conjunto da distribuição espacial das atividades e da impedância aos deslocamentos. Entretanto, os desempenhos dos subsistemas de uso do solo e de transportes são dependentes do comportamento dos usuários nas suas decisões locacionais e de viagens. Reconhecendo-se que esse comportamento pode se alterar ao longo do tempo, constata-se a importância de sua compreensão no processo de planejamento urbano integrado. Considerando que calibrar modelos matemáticos e estatísticos fornece parâmetros quantitativos que possibilitam a representação do comportamento decisório, este artigo objetiva caracterizar as mudanças comportamentais nas decisões locacionais e de viagens em Fortaleza no começo do século XXI, a partir do esforço de calibração do modelo LUTI TRANUS. Verificou-se, além da manutenção de determinadas tendências, que o comportamento nas decisões sobre uso do solo e mobilidade em Fortaleza tem se alterado no sentido de uma maior verticalização e maior utilização dos modos motorizados individuais.
Abstract: Accessibility has been understood as a joint result of the spatial distribution of activities and the displacement impedance. However, the performances of the land-use and transport subsystems are dependent on the users' behavior in their locational and travel decisions. Recognizing that this behavior may change over time, the importance of its understanding in the integrated urban planning process is evident. Considering that calibrating mathematical and statistical models provides quantitative parameters that allow the representation of the decisional behavior, this article aims to characterize the behavioral changes in locational and travel decisions in Fortaleza at the beginning of the 21st century, based on the calibration effort of the TRANUS LUTI model. It was found that, in addition to maintaining certain trends, the behavior related to land-use and mobility decisions in Fortaleza has changed towards more verticalization and higher use of individual motorized modes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56234
ISBN: 978-65-89319-00-9
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