Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5622
Title in Portuguese: Método de determinação das margens de contribuição de serviços de engenharia com variabilidade de custos diretos unitários: uma aplicação no setor da construção civil
Author: Tabosa, Cristiane de Mesquita
Advisor(s): Rodrigues, Maxweel Veras
Keywords: Logística
Custos
Construção civil - Custos
Issue Date: 2013
Citation: TABOSA, C. M. Método de determinação das margens de contribuição de serviços de engenharia com variabilidade de custos diretos unitários: uma aplicação no setor da construção civil. 2013. 153 f. Dissertação (Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2013.
Abstract in Portuguese: A identificação dos produtos, quer sejam bens ou serviços, com maiores margens é uma das análises empresariais mais importantes. As margens dos produtos são determinadas a partir de análises e confrontos entre os preços de venda e os custos destes e estão condicionadas ao método de custeio utilizado para tal. Uma das margens voltadas para fins gerenciais é a margem de contribuição, derivada do método de custeio direto/variável. Em algumas operações, a determinação da margem de contribuição é dificultada devido à existência de produtos que possuem elevada variabilidade de utilização de recursos, gerando incertezas na mensuração de custos diretos unitários, como no caso das operações de prestação de serviços de engenharia do setor de construção civil. Nesse contexto, esta dissertação objetiva propor um método para determinar as margens de contribuição de serviços de engenharia do setor de construção civil levando em consideração a existência de variabilidade de custos diretos unitários. Para cumprir o objetivo, é proposto um método de oito etapas construído a partir da integração de técnicas e conceitos provindos da Contabilidade Gerencial e da Pesquisa Operacional, com destaque à margem de contribuição e à simulação de Monte Carlo. A dissertação é trabalhada metodologicamente a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo em que são tratados e analisados dados e informações coletados in loco sobre as atividades produtivas e sobre a estrutura de custos e preços dos serviços de engenharia de uma empresa do setor da construção civil do Estado do Ceará, culminando na aplicação do método proposto. Por fim, conclui-se que o método a proposto é eficaz no tratamento da variabilidade de custos diretos unitários para a determinação das margens de contribuição dos serviços de engenharia abordados na pesquisa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5622
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:GESLOG - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_dis_cmtabosa.pdf2,6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.