Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56209
Tipo: Resumo
Título: Trilhando a mobilidade urbana na psicologia ambiental
Autor(es): Araujo, Danielle de Sena
Inácio, Jéssica Caroline de Sousa
Lima, Andersson de Castro
Bonfim, Zulmira Aurea Cruz
Palavras-chave: Psicologia ambiental;Mobilidade urbana;Educação ambiental
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ARAUJO, Danielle de Sena; INÁCIO, Jéssica Caroline de Sousa; LIMA, Andersson de Castro; BONFIM, Zulmira Aurea Cruz. Trilhando a mobilidade urbana na psicologia ambiental. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A Psicologia Ambiental estuda questões concernentes à inter-relação entre pessoa e ambiente. O Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (Locus), entendendo a necessidade de articulação entre teoria e prática, promove, por meio do projeto “Nas trilhas da Psicologia Ambiental”, a realização de trilhas urbanas e ecológicas que envolvem a participação de estudantes universitários, em especial os participantes das disciplinas de Psicologia Ambiental e Teorias e Práticas em Psicologia Social III e da comunidade em geral, possibilitando uma vivência dos aspectos teóricos trabalhados nesta área do conhecimento. Por meio da realização das trilhas, objetiva-se fomentar uma melhor compreensão do trabalho do psicólogo ambiental, assim como da importância da Psicologia Ambiental no trabalho de profissionais de outras áreas, além de proporcionar uma percepção social das consequências dos nossos comportamentos no contexto sócio-físico, estimulando práticas de respeito ao ambiente e suscitando nos sujeitos sentimentos de afeto em relação ao entorno do qual fazem parte. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica prévia com posterior leitura de textos relativos aos locais que serão visitados e, após a ida a campo, avaliação dos relatos elaborados pelos alunos. Neste ano o foco do projeto será a mobilidade urbana a partir de “ciclotrilhas”, trilhas com uso de bicicletas, com objetivo de despertar nos participantes uma nova forma de experimentar e perceber a cidade, visando à apropriação do espaço urbano. Os resultados serão indicados por meio do número de participantes das trilhas, como também pela avaliação das reações pós-trilhas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56209
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dsaraujo.pdf67,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.