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Tipo: Dissertação
Título: Adversidade e resiliência em metáforas sistemáticas na fala dos índios Pitaguary
Autor(es): Bezerra, Vinícius Araújo
Orientador: Pelosi, Ana Cristina
Palavras-chave: Metáfora sistemática;Adversidade;Pitaguary
Data do documento: 2020
Citação: BEZERRA, Vinícius Araújo. Adversidade e resiliência em metáforas sistemáticas na fala dos índios Pitaguary. Orientadora: Ana Cristina Pelosi. 2020. 211 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar como indígenas Pitaguary deixam emergir, no discurso, metáforas sistemáticas de adversidade e resiliência. Buscando responder as questões “Quais veículos metafóricos e metonímicos podem ser identificados no discurso dos indígenas Pitaguary?” e “Qual conceptualização de ‘adversidade’ e ‘resiliência’ surge a partir das metáforas sistemáticas analisadas?”, a pesquisa, de natureza básica e descritiva, analisa corpus constituído por entrevistas semiestruturadas aplicadas junto a homens e mulheres da tribo Pitaguary. A fundamentação teórica provém da Teoria da Metáfora Conceptual, de Lakoff e Johnson (1980, 1999), e da Análise do Discurso à Luz da Metáfora, proposta por Cameron et al. (2009). Procedeu-se com a identificação dos veículos metafóricos presentes na transcrição dos eventos discursivos, seguida do agrupamento e classificação dos mesmos e da codificação dos tópicos discursivos, a fim de perceber a sistematicidade do emprego da figuratividade no discurso dos indígenas. Os dados sugerem o uso recorrente de expressões figurativas, revelando metáforas sistemáticas que refletem ideias, valores, emoções e sentimentos relacionados aos temas “adversidade” e “resiliência”, com uma inclinação notável para o primeiro. Os veículos metafóricos encontrados agrupam-se sob categorias como LUTA, FAMÍLIA, JORNADA, BICHOS DA MATA, UNIÃO e EQUILÍBRIO, resultando na emersão de numerosas metáforas sistemáticas. O estudo mostra a importância da metáfora como ferramenta de análise discursiva na compreensão de valores, sentimentos, perspectivas e emoções, apontando para a criação de mecanismos acadêmicos e culturais para a compreensão do Outro na sociedade contemporânea, marcada por polarização ideológica, retrocesso político e cultural e desrespeito à cultura dos povos originais.
Abstract: This paper aims to investigate how Pitaguary Indians allow systematic metaphors of adversity and resilience to emerge in the discourse. Seeking to answer the questions “Which metaphorical and metonymic vehicles can be identified in the discourse of the Pitaguary Indians?” and “What conceptualization of ‘adversity’ and ‘resilience’ arises from the systematic metaphors analyzed?”, the research, of a basic and descriptive nature, analyzes a corpus consisting of semi-structured interviews applied to men and women of the Pitaguary tribe. The theoretical basis comes from the Theory of Conceptual Metaphor, by Lakoff and Johnson (1980, 1999), and from the Discourse Analysis in the Light of Metaphor, proposed by Cameron et al. (2009). We proceeded with the identification of the metaphoric vehicles present in the transcription of the discursive events, followed by their grouping and classification and the codification of the discursive topics, in order to understand the systematic use of figurativity in the speech of the indigenous people. The data suggest the recurrent use of figurative expressions, revealing systematic metaphors that reflect ideas, values, emotions and feelings related to the “adversity” and “resilience” themes, with a notable inclination towards the former. The metaphorical vehicles found are grouped under categories such as FIGHT, FAMILY, JOURNEY, WILD ANIMALS, UNION and BALANCE, resulting in the emergence of numerous systematic metaphors. The study shows the importance of metaphor as a tool for discursive analysis in understanding values, feelings, perspectives and emotions, leading to the creation of academic and cultural mechanisms for the understanding of the Other in contemporary society, marked by ideological polarization, political and cultural setbacks and disrespect to the culture of the original peoples.
Résumé: Ce travail vise à étudier comment les Indiens Pitaguary permettent aux métaphores systématiques d’adversité et de résilience d'émerger dans le discours. Cherchant à répondre aux questions «Quels véhicules métaphoriques et métonymiques peuvent être identifiés dans le discours des Indiens Pitaguary?» et «Quelle conceptualisation d'’adversité’ et de résilience découle des métaphores systématiques analysées?», la recherche, de nature descriptive, analyse un corpus constitué d'entretiens semi-structurés appliqués à des hommes et des femmes de la tribu Pitaguary. La base théorique provient de la Théorie de la Métaphore Conceptuelle, de Lakoff et Johnson (1980, 1999), et de l'Analyse du Discours à la Lumière de la Métaphore, proposée par Cameron et al. (2009). Nous avons procédé à l'identification des véhicules métaphoriques présents dans la transcription des événements discursifs, puis à leur regroupement et classification et à la codification des sujets discursifs, afin de comprendre l'usage systématique de la figurativité dans le discours des peuples autochtones. Les données suggèrent l'utilisation récurrente d'expressions figuratives, révélant des métaphores systématiques qui reflètent des idées, des valeurs, des émotions et des sentiments liés aux thèmes «adversité» et «résilience», avec une inclinaison remarquable vers le premier. Les véhicules métaphoriques trouvés sont regroupés sous des catégories telles que COMBAT, FAMILLE, VOYAGE, BÊTES SAUVAGES, UNION et EQUILIBRE, ce qui entraîne l'émergence de nombreuses métaphores systématiques. L'étude montre l'importance de la métaphore en tant qu'outil d'analyse discursive pour comprendre les valeurs, les sentiments, les perspectives et les émotions, pointant vers la création de mécanismes académiques et culturels pour la compréhension de l'Autre dans la société contemporaine, marquée par la polarisation idéologique, les revers politiques et culturels et le non-respect de la culture des peuples d'origine.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56159
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