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Tipo: Dissertação
Título: Responsabilidade social universitária: uma análise das ações reportadas nos PDI´S e a sua divulgação nos portais eletrônicos de universidades federais brasileiras
Autor(es): Barbosa, Andrezza Medeiros Bayma
Orientador: Gordiano, Adriano Santos Gomes
Palavras-chave: Responsabilidade social;Plano de desenvolvimento institucional;Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior;Portais da Web;Comunicação e Educação;Portais Eletrônicos Institucionais
Data do documento: 2020
Citação: BARBOSA, A. M. B. Responsabilidade social universitária: uma análise das ações reportadas nos PDI´S e a sua divulgação nos portais eletrônicos de universidades federais brasileiras. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: As universidades possuem um papel fundamental na criação de conhecimento, formação profissional e cidadã em atenção a demandas da sociedade, inclusive aquelas do campo da responsabilidade social e ambiental. Sendo assim, surgiu o termo Responsabilidade Social Universitária (RSU), que foi reforçado com a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), processo avaliativo essencial na regulamentação das Instituições de Ensino Superior (IES) e que, dentre as suas 10 dimensões de análise, destacam-se as de número 3 “Responsabilidade Social da IES” e a 4 “Comunicação com a sociedade”, espaços de conexão com o campo da RSU. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo investigar quais ações de Responsabilidade Social Universitária são publicadas no PDI das universidades federais brasileiras e comunicadas nos seus portais institucionais. Para isto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de abordagem descritiva. A amostra contemplou 21 universidadesfederais cujo PDI estava disponível no Portal Eletrônico e que possui vigência até o ano de 2020. Em sequência, foram definidas categorias de análise de divulgação no PDI e nos Portais Institucionais de cada universidade sobre as ações de Responsabilidade Social Universitária, as quais permitem observar quais universidades citam no seu PDI suas ações de Responsabilidade Social e quais divulgam o que haviam citado no PDI. Os resultados indicaram que as ações de maior destaque nos PDIs, de forma direta ou indireta, e encontradas nos Portais são as de cunho social e ambiental. As ações de natureza social estão muito relacionadas à inclusão social, com práticas de inclusão de etnias (Programa de Acesso Democrático a universidade para Indígenas e Quilombolas, por exemplo), projetos de acessibilidade para pessoas com deficiência, atividades de assistências estudantil (bolsas e auxílios); e as ações de natureza ambiental são associadas ao desenvolvimento de planos de sustentabilidade, à conscientização e criação de projetos para, por exemplo, reutilizar a água, o esgoto, tratar resíduos químicos e biológicos, reciclar o lixo e etc. Percebeu-se que são divulgadas mais ações nos Portais das universidades do que há no PDI, mas, não são todas as ações presentes no PDI que puderam ser encontradas nos Portais.
Abstract: Universities have a fundamental role in the creation of knowledge, professional and citizen training in response to the demands of society, including those in the field of social and environmental responsibility. Thus, the term University Social Responsibility (RSU) emerged, which was reinforced with the creation of the National Higher Education Assessment System (SINAES), an essential evaluation process in the regulation of Higher Education Institutions (HEIs) and which, among its 10 dimensions of analysis, highlighting the number 3 “Social Responsibility of IES” and 4 “Communication with society”, spaces of connection with the field of RSU. In this perspective, the present work aims to investigate which actions of University Social Responsibility are published in the PDI of Brazilian federal universities and communicated in their institutional portals. For this, a qualitative research was carried out, with a descriptive approach. The sample included 21 federal universities whose IDPs were available on the Electronic Portal and which are valid until 2020. In sequence, disclosure analysis categories were defined in the IDPs and Institutional Portals of each university on the actions of University Social Responsibility, the which allow observing which universities mention their Social Responsibility actions in their PDI and which divulge what they had mentioned in the PDI. The results indicated that the most prominent actions in the IDPs, directly or indirectly, and found in the Portals are those of a social and environmental nature. Social actions are closely related to social inclusion, with ethnic inclusion practices (Democratic Access Program to the University for Indigenous and Quilombolas, for example), accessibility projects for people with disabilities, student assistance activities (scholarships and grants) ); and actions of an environmental nature are associated with the development of sustainability plans, awareness and creation of projects to, for example, reuse water, sewage, treat chemical and biological waste, recycle waste, etc. It was noticed that more actions are published in the university portals than there are in the PDI, but not all the actions present in the PDI could be found in the portals
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56124
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