Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56115
Tipo: Artigo de Evento
Título: Aperfeiçoamento do aplicativo para smartphones – SmartIRI para medição da irregularidade longitudinal dos pavimentos
Autor(es): Magalhães, Fabrício Helder Mareco
Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Palavras-chave: Aplicativos móveis;SmartIRI;Índice de irregularidade internacional (IRI);Irregularidade longitudinal;Pavimentos;Pavimentos rodoviários
Data do documento: 2018
Citação: MAGALHÃES, Fabrício Helder Mareco; NOBRE JÚNIOR, Ernesto Ferreira. Aperfeiçoamento do aplicativo para smartphones – SmartIRI para medição da irregularidade longitudinal dos pavimentos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32o., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais [...] Gramado,RS, 2018. p.1281-1284.
Resumo: A irregularidade longitudinal de um pavimento é um fenômeno que pode decorrer de imperfeições no processo construtivo ou da sua degradação em função da ação do tráfego, do clima e de outros fatores. Devido à importância do tema, estudos têm sido desenvolvidos sobre o uso de smartphones para avaliação funcional dos pavimentos, sobretudo na determinação do índice internacional de irregularidade (IRI), devido ao seu baixo custo, fácil operação e produtividade. No Brasil, desenvolveu-se um aplicativo para smartphone denominado SmartIRI que permite a medição do IRI dos pavimentos rodoviários, sendo uma ferramenta que poderá vir auxiliar órgãos gestores em sua tomada de decisão. Todavia, o SmartIRI é restrito a uma classe de veículos de passeio: o HB20. Desse modo, com intuito de ampliar o rol de veículos em que o aplicativo possa ser utilizado, serão realizados estudos que lhe permitam adquirir dados de irregularidades longitudinal com outras classes de veículos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56115
ISBN: 978-85-87893-21-5
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_fhmmagalhães.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.