Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56107
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação do efeito de aditivos na reologia de materiais asfálticos e cimentícios
Autor(es): Dias, Davidson Menezes
Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima
Soares, Jorge Barbosa
Palavras-chave: Ligante asfáltico;Reologia;Polímeros - Reologia;Concreto asfáltico
Data do documento: 2018
Citação: DIAS, Davidson Menezes; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima; SOARES, Jorge Barbosa. Avaliação do efeito de aditivos na reologia de materiais asfálticos e cimentícios. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32º., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais […] Gramado,RS, 2018. p.1812-1815.
Resumo: Reologia de concretos asfálticos (e também de misturas finas e de ligantes) tem assumido relativa importância no cenário mundial da Pavimentação. A análise reológica vem sendo usada como ferramenta para apoio à dosagem de misturas asfálticas, uma vez que possibilita avaliar o efeito de modificações na dosagem (e.g. inclusão de aditivos e teor utilizado) no comportamento mecânico do material. Em reologia de asfalto, a propriedade fundamental buscada mais comumente é o módulo complexo em diferentes frequências e temperaturas, simulando em uma faixa maior as condições reais de campo. Enquanto isso, a caracterização reológica de concreto de Cimento Portland (e de argamassas e pastas de cimento) também constituem contribuição valiosa para a tecnologia de construções (edifícios, estradas, barragens, e outras obras de infraestrutura). Com o desenvolvimento de novos aditivos para suprir as demandas tecnológicas emergentes, são necessários métodos mais confiáveis tanto para se determinar aceitabilidade e dosagem dos constituintes, quanto para delinear efeitos de modificações e facilitar o desenvolvimento de novos materiais. Nesse contexto, este trabalho se propõe a avaliar o efeito dos aditivos na reologia de materiais asfálticos e cimentícios buscando uma análise multiescala buscando prever o comportamento de Misturas Asfálticas Completas e Concretos de Cimento Portland partindo da caracterização de seus constituintes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56107
ISBN: 978-85-87893-21-5
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_dmdias.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.