Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56049
Tipo: Resumo
Título: A contribuição da III Semana de Economia Política (III SEP) para uma formação acadêmica interdisciplinar. (Viès-Debates, EE00.2011.PG0112)
Autor(es): Sousa, Anderson Vitor Batista de
Sobral, Fabio Maia
Palavras-chave: Discussões e debates;Economia;Ciências sociais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUSA, Anderson Vitor Batista de; SOBRAL, Fabio Maia. A contribuição da III Semana de Economia Política (III SEP) para uma formação acadêmica interdisciplinar. (Viès-Debates, EE00.2011.PG0112). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A Contribuição da III Semana de Economia Política (III SEP) para uma Formação Acadêmica Interdisciplinar. ( Viès-Debates, EE00.2011.PG0112) O “Viès-Debates” é um projeto de extensão que tem como objetivo ministrar conhecimentos político-econômicos à comunidade acadêmica e civil. Esse projeto foi responsável pela elaboração da ação que se apresentará neste resumo. Este trabalho foi realizado com o objetivo de atenuar os problemas da formação acadêmica mono-objetal, onde cada ciência tem a pretensão de compreender cada objeto isoladamente, o que compromete a qualidade da interpretação da realidade por parte dos economistas, economistas ecológicos e cientistas sociais. Para minimizar a referida deficiência foi realizada a III SEP que pretendeu contribuir para a consolidação de um método de interpretação da realidade baseado na interdisciplinaridade, onde o mundo é desvelado a partir da inter-relação dos objetos, exigindo do estudioso a capacidade de percepção de todo o sistema objetal. A metodologia empregada foi integrar vários campos da ciência, bem como diversos fenômenos, através de minicursos, palestras e artigos acadêmicos enviados pelos congressistas. Temas como o da dependência política e econômica, crise ambiental e conflitos sociais foram tratados concomitantemente. Os ministrantes das atividades, economistas, economistas ecológicos e cientistas sociais dividiram espaço, fazendo contribuições das suas respectivas áreas para compreensão de fenômenos complexos como o do subdesenvolvimento. Os resultados deste tipo de ação não se apresentam de imediato na sua totalidade. Entretanto, os anais do evento contribuíram com mais de 60 artigos sobre uma infinidade de temas levando em consideração a interdisciplinaridade conforme o objetivo da realização do evento e solicitado em edital. Portanto, espera-se que no futuro os participantes deste congresso estejam mais preparados para resolver os problemas sociais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56049
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_avbsousa.pdf75,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.