Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56007
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Evolução da literacia digital e sua importância para os trabalhadores da saúde na era da inteligência digital |
Título em inglês: | Evolution of digital literacy and its importance for health workers in digital intelligence age |
Autor(es): | Branco, Gilberto Vieira Lopes, Paulo Roberto de Lima Pisa, Ivan Torres |
Palavras-chave: | Telemedicina;Pessoal de Saúde;Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citação: | BRANCO, Gilberto Vieira ; LOPES, Paulo Roberto de Lima ; PISA, Ivan Torres. Evolução da literacia digital e sua importância para os trabalhadores da saúde na era da inteligência digital. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 3, p. 01-15, ago./dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56007. Acesso em: 13/01/2021. |
Resumo: | Introdução: Este estudo tem como objetivo identificar as aplicações do conceito de literacia digital na área de saúde digital e identificar instrumentos para medir o nível de literacia digital dos trabalhadores da saúde. Métodos: Trata-se de revisão integrativa de literatura com uso dos descritores “digital literacy” e “health” aplicados nas bases indexadas ERIC, Periódicos CAPES e PubMed. Foram localizados 121 artigos cuja seleção de 16 artigos possibilitou identificação de três frameworks internacionais. Resultados: Existem diferentes abordagens possíveis para o desenvolvimento da literacia digital como a prática baseada em evidências, desenvolvimento baseado em projetos, uso de redes sociais, elaboração e aplicação de frameworks, e aplicação de instrumentos de avaliação. Identificou-se que o framework de inteligência digital foi desenvolvido com base na compilação de outros 25 frameworks sobre literacia digital e que sua aplicação possibilita a avaliação de 24 competências em três níveis: cidadania digital, criatividade digital e competitividade digital. Conclusão: Existem modelos internacionais de avaliação de literacia digital e estudos que comprovam sua importância. Há uma lacuna para o desenvolvimento de um instrumento específico de autoavaliação de literacia digital com foco em trabalhadores da saúde no Brasil com base no modelo de inteligência digital. |
Abstract: | Introduction: This study aims to identify the applications of the concept of digital literacy in the area of digital health and identify instruments to measure the level of digital literacy of health workers.Methods: This is an integrative literature review using the descriptors “digital literacy” and “health” applied in ERIC, Periódicos CAPES and PubMed indexed databases; 121 papers were found whose 16 papers selection enabled the identification of three international frameworks. Results: There are different possible approaches to the development of digital literacy such as evidence-based practice, project-based development, use of social networks, development and application of frameworks, and application of assessment tools. It was identified that the digital intelligence framework was developed based on the compilation of 25 other frameworks on digital literacy and that its application allows the evaluation of 24 competencies at three levels: digital citizenship, digital creativity and digital competitiveness. Conclusion: There are international models of digital literacy assessment and studies that prove its importance. There is a gap for the development of a specific digital literacy self-assessment instrument focused on health workers in Brazil based on the digital intelligence model |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56007 |
ISSN: | 2525-9563 |
Aparece nas coleções: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_gvbranco.pdf | 316,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.