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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Qualidade de vida dos estudantes de medicina ao decorrer dos anos e a influência do ambiente educacional
Título em inglês: Quality of life of medical students during the years and influence of the educational environment
Autor(es): Medeiros, Jefferson Moreira de
Westphal, Fernando Luiz
Nunes, Juscimar Carneiro
Afonso, Jose Sebastiao
Palavras-chave: Qualidade de Vida;Educação;Médicos
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: MEDEIROS, Jefferson Moreira et al. Qualidade de vida dos estudantes de medicina ao decorrer dos anos e a influência do ambiente educacional. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 3, p. 01-11, ago./dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56004. Acesso em: 12/01/2021.
Resumo: Introdução: Por fatores múltiplos, com ênfase na questão geracional e de ambiente de ensino, o curso de medicina gera impacto negativo na qualidade de vida dos estudantes. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e o ambiente educacional dos estudantes de medicina ao decorrer dos anos. Metodologia: Estudo de caso descritivo de corte transversal, qualitativo e quantitativo, sobre a qualidade de vida do estudante do curso de medicina, cujo campo de pesquisa foi uma universidade pública no norte do Brasil. Resultados: O escore global de qualidade de vida é significativamente menor (p<0,05) no primeiro ano quando comparado com os demais. Há variância elevada (DP=10) no internato, conforme o local de estágio. O escore global foi negativo em todos os anos. Os domínios de tempo e psicológico são negativos em todos os anos, independentemente de sexo ou cotas. Os estudantes do primeiro ano apresentaram os domínios em relação ao tempo, psicológico, e ambiente de ensino, particularmente neste, estatisticamente menor do que o internato. Conclusão: A qualidade de vida dos estudantes de medicina foi negativa, independentemente do ano, sexo ou cotas, sendo que fica evidente a percepção negativa do domínio ambiente de ensino no primeiro ano, significativamente menor quando comparada com os demais anos.
Abstract: Introduction: Due to multiple factors, with emphasis on the generational issue and teaching environment, the medical course induces a negative impact on students' quality of life. Objective: To evaluate the quality of life and educational environment of medical students during their years at university. Methodology: This is a descriptive, qualitative and quantitative, cross-sectional case study the quality of life of medical students. The research was conducted at a public university in the north of Brazil. Results: The overall score for quality of life is significantly lower (p<0.05) in the first year compared to the others. There is a high variance (SD=10) according to medical internship location. Every year the overall score was negative. The time and psychological domains are negative in every year, regardless of gender or quota. The first-year students presented the domains regarding time, psychological, and teaching environment, particularly in this one, statistically lower than the medical internship. Conclusion: The quality of life of medical students was negative, regardless of the year, gender or quotas, and the negative perception of the teaching environment domain in the first year, which is significantly lower when compared to the other years, is evident.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56004
ISSN: 2525-9563
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