Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5598
Title in Portuguese: Influência dos fatores sócio-econômicos no desempenho dos candidatos de um concurso público: uma análise utilizando modelos de escolha ordenada
Author: Ramos, Ana Cristina Pordeus
Advisor(s): Carvalho Júnior, José Raimundo de Araújo
Keywords: Avaliação de desempenho
Concurso público
Mercado de trabalho
Issue Date: 2007
Citation: RAMOS, Ana Cristina Pordeus. Influência dos fatores socio-econômicos no desempenho dos candidatos de um concurso público: uma análise utilizando modelos de escolha ordenada. 2007. 102f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2007.
Abstract in Portuguese: Com o propósito de analisar em que medida os fatores sócio econômicos contribuem para a colocação dos indivíduos no mercado de trabalho, para o aumento das suas possibilidades de obtenção de emprego e de conhecer como se distribui o desempenho das pessoas que estão tentando ingressar neste mercado, esta pesquisa utiliza uma base de dados com informações sócio-econômicas de 232.771 candidatos inscritos em um concurso público realizado pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) no ano de 2003 para o cargo de Assistente Administrativo, cedida gentilmente pelo BNB e pela Associação Cearense de Estudos e Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis – ACEP. No Capítulo 2, uma análise do desempenho educacional brasileiro é realizada através de uma revisão da literatura correlata na busca do conhecimento já existente em relação aos seus determinantes e da sua influência na tentativa de ingresso ao mercado de trabalho, sendo revelados indicativos de fraco desempenho educacional pela maioria da população brasileira e a existência do fenômeno da overeducation. A abordagem empírica da base de dados supracitada é realizada no Capítulo 3, através de uma análise descritiva e não paramétrica em relação aos resultados obtidos na provas e aos itens respondidos pelos candidatos em um questionário sócio-econômico, constantes nessa base. Este capítulo tem uma abordagem isolada dos citados fatores, entretanto, vários detalhes e nuances mostram-se preliminarmente como importantes indicadores para a interpretação dos resultados. Um survey da teoria relativa à abordagem econométrica dos modelos de escolha discreta, inclusive de cunho didático, é feito no Capítulo 4, como um subsídio à análise agregada dos determinantes de desempenho do concurso supracitado, a qual revela como mais adequado o Modelo de Escolha Ordenada. A modelagem econométrica aponta para a relevância e significância de todas os fatores sócio-econômicas no desempenho, reforçando a complexidade do assunto, pela correlação existente entre as variáveis explicativas. Assim, tornou-se possível delinear o perfil típico de um candidato que obteve sucesso no concurso supracitado: jovem urbano, com tempo disponível para o estudo, descendente de família de renda elevada e com alto grau de instrução - ratificando o círculo vicioso de renda existente no Brasil. As conclusões ressaltam, ainda, a importância da formulação e da implementação de políticas públicas no intuito de mitigar o impacto dos fatores sócio-econômicos, quando desfavoráveis, no desempenho de uma pessoa, seja no âmbito educacional ou profissional, sobretudo no Nordeste – região historicamente mais castigada pelas desigualdades sócio-econômicas no Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5598
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_dissert_acpramos.pdf851,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.