Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55568
Type: TCC
Title: Ser ou não ser sustentável: um estudo sobre o consumo de café expresso em cápsula
Authors: Lima, Yara Maria Soares de
Advisor: Ferreira, Fabiana Nogueira Holanda
Keywords: Café;Processo decisório;Sustentabilidade;Compras
Issue Date: 2020
Citation: LIMA, Y. M. S. Ser ou não ser sustentável: um estudo sobre o consumo de café expresso em cápsula. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral analisar como ocorre o processo de decisão de compra sustentável de café expresso em cápsula. Para isto, buscou-se identificar as etapas do processo de decisão de compra de café expresso em cápsula como um produto sustentável, compreender como o consumidor atua no pós-consumo de café expresso em cápsula como um produto sustentável e identificar os gaps ou lacunas no comportamento sustentável de café expresso em cápsula. Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida mediante a aplicação de questionários on-line com 206 consumidores de café expresso. Os resultados indicam que no processo decisório de compra de café expresso em cápsula, principalmente na etapa de pós-consumo, há a necessidade de desenvolvimento de ações sustentáveis, principalmente de logística reversa, que incluam desde a sua produção até o descarte. Já na etapa de reconhecimento da necessidade, os consumidores em sua maioria indicam o consumo em busca de atender a uma necessidade funcional, relacionada às propriedades estimulantes do café, sendo que a sustentabilidade foi indicada como atributo relevante para 43% dos entrevistados. Já na busca de informações, algumas práticas sustentáveis desenvolvidas pelas marcas de café expresso em cápsula são de conhecimento pelos consumidores. Na avaliação das alternativas, as características sensoriais se sobrepõem às de impacto ambiental, e na decisão de compra, a maioria do público sinalizou que optaria por uma marca de café expresso em cápsula por ela adotar práticas sustentáveis.
Abstract: The present course conclusion paper had as general objective to analyze how the decision process of sustainable purchase of espresso in capsules occurs. For this, it has sought to identify the stages of the decision process of buying espresso in capsules as a sustainable product, to understand how the consumer acts in the post-consumption of espresso in capsules as a sustainable product and identify gaps in the sustainable behavior of espresso in capsules. This is a descriptive research, developed through the application of online questionnaires with 206 consumers of espresso in capsules. The results indicate that in the decision-making process of buying espresso, especially in the post-consumption stage, there is a need to develop sustainable actions, especially reverse logistics, which include from production to disposal. In the stage of recognition of the need, most consumers indicate consumption in order to meet a functional need, related to the stimulating properties of coffee, and sustainability was indicated as a relevant attribute for 43% of the interviewees. In the search for information, some sustainable practices developed by espresso in capsules brands are known by consumers. In the evaluation of alternatives, sensory characteristics overlap those of environmental impact, and in the purchasing decision, the majority of the public signaled that they would opt for an espresso brand for which it adopts sustainable practices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55568
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_ymslima.pdf904,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.