Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55500
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma experiência participativa em programas de educação ambiental no licenciamento ambiental: a implantação do pea Barra Longa (MG)
Título em inglês: A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea Barra Longa (MG)
Autor(es): Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Guimarães, Mauro
Zacarias, Rachel dos Santos
Faria, Jeniffer de Souza
Sobral, Marcela de Marco
Palavras-chave: Educação Ambiental;Licenciamento Ambiental;Metodologias Participativas
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes
Citação: PINTO, Vicente Paulo dos Santos et al. Uma experiência participativa em programas de educação ambiental no licenciamento ambiental: a implantação da ervilha Barra Longa (MG). Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, pág. 1 a 12 de abr. 2018
Resumo: Este artigo trata da implantação de uma proposta metodológica de educação ambiental (EA) no processo de licenciamento ambiental. Pretendeu-se gerar inovações metodológicas relacionadas aos processos de elaboração, execução e monitoramento de Programas de EA. A proposta foi realizada pelo GEA/UFJF no município de Barra Longa, MG. As ações educativas se deram em quatro fases: 1ª) reconhecimento-aproximação com a realidade local; 2ª) diagnóstico-planejamento participativo; 3ª) difusão/realização de processos educativos/formativos; 4ª) mobilização da comunidade. Como resultados marcantes da vivência contatou-se a iniciativa dos sujeitos participantes em estruturar um Coletivo visando a criação de uma associação comunitária. Quanto às inovações metodológicas propostas houve um grande investimento na formação dos dinamizadores locais para o enfrentamento dos problemas socioambientais.
Abstract: This article is about the implantation of a methodological proposal of environmental education (EE) within the process of environmental licensing. It was intended to engender methodological innovations related to elaboration, execution and monitoring processes of EE programmes. This proposal was accomplished by GEA-UFJF in the county of Barra Longa, MG. The educational actions happened in four phases: 1ª) recognition-approximation with local reality; 2ª) participatory planning-diagnosis; 3ª) diffusion / realization of educational / formative processes; 4ª) community mobilization. As outstanding results of experience was contacted an initiative of the participating subjects in structure a Collective aiming the creation of a community association. About the proposed methodological innovations there was a huge investment in the formation of the local dynamizers to face the socio-environmental problems.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55500
ISSN: 2178-0463
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_vpdspinto.pdf817,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.