Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55500
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Uma experiência participativa em programas de educação ambiental no licenciamento ambiental: a implantação do pea Barra Longa (MG) |
Título em inglês: | A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea Barra Longa (MG) |
Autor(es): | Pinto, Vicente Paulo dos Santos Guimarães, Mauro Zacarias, Rachel dos Santos Faria, Jeniffer de Souza Sobral, Marcela de Marco |
Palavras-chave: | Educação Ambiental;Licenciamento Ambiental;Metodologias Participativas |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Geosaberes |
Citação: | PINTO, Vicente Paulo dos Santos et al. Uma experiência participativa em programas de educação ambiental no licenciamento ambiental: a implantação da ervilha Barra Longa (MG). Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, pág. 1 a 12 de abr. 2018 |
Resumo: | Este artigo trata da implantação de uma proposta metodológica de educação ambiental (EA) no processo de licenciamento ambiental. Pretendeu-se gerar inovações metodológicas relacionadas aos processos de elaboração, execução e monitoramento de Programas de EA. A proposta foi realizada pelo GEA/UFJF no município de Barra Longa, MG. As ações educativas se deram em quatro fases: 1ª) reconhecimento-aproximação com a realidade local; 2ª) diagnóstico-planejamento participativo; 3ª) difusão/realização de processos educativos/formativos; 4ª) mobilização da comunidade. Como resultados marcantes da vivência contatou-se a iniciativa dos sujeitos participantes em estruturar um Coletivo visando a criação de uma associação comunitária. Quanto às inovações metodológicas propostas houve um grande investimento na formação dos dinamizadores locais para o enfrentamento dos problemas socioambientais. |
Abstract: | This article is about the implantation of a methodological proposal of environmental education (EE) within the process of environmental licensing. It was intended to engender methodological innovations related to elaboration, execution and monitoring processes of EE programmes. This proposal was accomplished by GEA-UFJF in the county of Barra Longa, MG. The educational actions happened in four phases: 1ª) recognition-approximation with local reality; 2ª) participatory planning-diagnosis; 3ª) diffusion / realization of educational / formative processes; 4ª) community mobilization. As outstanding results of experience was contacted an initiative of the participating subjects in structure a Collective aiming the creation of a community association. About the proposed methodological innovations there was a huge investment in the formation of the local dynamizers to face the socio-environmental problems. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55500 |
ISSN: | 2178-0463 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_vpdspinto.pdf | 817,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.