Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55403
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estudo estrutural e dielétrico da matriz cerâmica SrTiO3 dopada com 0,3% de V2O5
Autor(es): Sales, Antônio Jefferson Mangueira
Pires Júnior, Guilherme Francisco de Morais
Silva, José Almeida da
Sousa, Djalma Gomes de
Rodrigues, Herbert de Oliveira
Oliveira, Paulo Willyam Simão de
Sales, Juscelino Chaves
Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
Palavras-chave: Método convencional cerâmico;Difração de raios - X;SrTiO3;V2O5
Data do documento: 2014
Citação: SALES, Antônio Jefferson Mangueira; PIRES JÚNIOR, Guilherme Francisco de Morais; SILVA, José Almeida da; SOUSA, Djalma Gomes de; RODRIGUES, Herbert de Oliveira; OLIVEIRA, Paulo Willyam Simão de; SALES, Juscelino Chaves; SOMBRA, Antônio Sérgio Bezerra. Estudo estrutural e dielétrico da matriz cerâmica SrTiO3 dopada com 0,3% de V2O5. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 58º., 18 a 21 maio 2014, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[…]Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, 2014.
Resumo: O titanato de estrôncio tem sido amplamente utilizado em varistores e capacitores, nesse sentido busca-se um aperfeiçoamento em sua produção para melhorias em suas propriedades dielétricas. O trabalho foi realizado com o objetivo de estudar a caracterização estrutural e dielétrica da cerâmica SrTiO3 pura e dopado com 0,3% de V2O5. O preparo do SrTiO3 foi feito pelo método convencional cerâmico. Os pós moídos por 7,5h foram calcinados a 1100°C por 4 h e caracterizados estruturalmente por Difração de Raios-X. As amostras foram compactadas e sinterizadas para o estudo dielétrico usando a espectroscopia de impedância. O SrTiO3 puro e dopado apresentaram permissividade de 135,83 e 245,97 respectivamente em 1MHz. A amostra adicionada apresentou melhores resultados no estudo dielétrico em virtude de sua maior densificação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55403
Aparece nas coleções:DEMM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_ajmsales.pdf309,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.