Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55391
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise da acurácia de equações de estimativa de rendimento em bombas de velocidade de rotação variável.
Autor(es): Costa, José Nilton de Abreu
Castro, Marco Aurélio Holanda de
Costa, Luis Henrique Magalhães
Palavras-chave: Sistemas de bombeamento;Estimativas de rendimento;Bombas de rotação variável
Data do documento: 2019
Citação: COSTA, José Nilton de Abreu; CASTRO, Marco Aurélio Holanda de; COSTA, Luís Henrique Magalhães. Análise da acurácia de equações de estimativa de rendimento em bombas de velocidade de rotação variável. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: O uso de bombas de velocidade de rotação variável configura uma estratégia comumente adotada com o intuito de reduzir os custos energéticos em sistemas de bombeamento. Durante a mudança de velocidade, o ponto de funcionamento da bomba é deslocado e, em seguida, ela passa a trabalhar em novas condições de vazão, altura manométrica e rendimento. Assim, torna-se necessária a determinação do seu rendimento no novo ponto de funcionamento. Na literatura, podem-se encontrar duas fórmulas empíricas que propõem uma estimativa para este novo rendimento (a equação de Comolet e a equação de Sârbu e Borza). Este trabalho objetiva avaliar a precisão dos resultados oferecidos por estas duas fórmulas e, ainda, propor novas alternativas de cálculo de rendimento com o intuito de tornar mais precisas estas estimativas. Para a realização desta tarefa, escolheram- se os catálogos de cinquenta bombas, sendo dez de cada uma dentre cinco determinadas marcas. Em cada bomba, foram realizados três testes de redução de velocidade. Em cada teste, o rendimento no novo ponto de operação estimado por cada uma das equações propostas foi comparado com o calculado pelas das Leis de Similaridade e com os estimados através das duas fórmulas empíricas preexistentes. Os resultados apontaram uma maior precisão das equações alternativas propostas em relação às outras referidas fórmulas anteriores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55391
ISSN: 978 857022193-3
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_jndacosta.pdf331,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.