Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55385
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A produção científica sobre a Educação Profissional e Tecnológica
Título(s) alternativo(s): Producción científica en Educación Profesional y Tecnológica
Título em inglês: Scientific production on Professional and Technological Education
Autor(es): Silva, Marina Chaves
Ramos, Ivo de Jesus
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica;Produção científica;Levantamento bibliográfico
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: SILVA, Marina Chaves; RAMOS, Ivo de Jesus. A produção científica sobre a Educação Profissional e Tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 538-562, jul./dez. 2020.
Resumo: Este artigo tem como objetivo conhecer o que vem sendo pesquisado e produzido sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Busca-se também entender o que se trata a EPT, sua constituição social, histórica e política no Brasil, identificando os principais autores e legislações que tratam sobre o tema. A abordagem metodológica se descreve como uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório. Os objetos de pesquisa são produções acadêmicas publicadas em periódicos científicos, que, posteriormente foram categorizados e analisados de acordo com a análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Foram encontradas sete categorias diferentes de acordo com os temas tratados dentro da Educação Profissional e Tecnológica, propiciando o entendimento de forma mais abrangente sobre a EPT.
Abstract: This paper aims to find out what has been researched and produced on Professional and Technological Education (EPT). It also seeks to understand what EPT is about, its social, historical and political constitution in Brazil, identifying the main authors and legislation that deal with the theme. The methodological approach is described as a qualitative and exploratory research. The research objects are academic productions published in scientific journals, which were later categorized and analyzed according to the content analysis for data interpretation. Seven different categories were found according to the themes dealt with within Professional and Technological Education, providing a more comprehensive understanding of EPT.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo averiguar qué se ha investigado y producido sobre Educación Profesional y Tecnológica (EPT). También busca comprender de qué se trata la EPT, su constitución social, histórica y política en Brasil, identificando los principales autores y la legislación que trata el tema. El enfoque metodológico se describe como una investigación cualitativa y exploratoria. Los objetos de investigación son producciones académicas publicadas en revistas científicas, que luego se clasificaron y analizaron de acuerdo con el análisis de contenido para la interpretación de datos. Se encontraron siete categorías diferentes de acuerdo con los temas tratados dentro de la Educación Profesional y Tecnológica, proporcionando una comprensión más integral de la EPT.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55385
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_mcsilvaijramos.pdf603,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.