Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55282
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A resolução do vínculo societário por iniciativa do sócio: direito de recesso e função social da empresa
Autor(es): Caminha, Uinie
Lima Neto, Luís Bezerra
Palavras-chave: Direito Societário;Direito de recesso;Função social da empresa
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Pensar-Revista de Ciências Jurídicas - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Citação: CAMINHA, Uinie; NETO, Luís Bezerra Lima. A resolução do vínculo societário por iniciativa do sócio: direito de recesso e função social da empresa. Pensar-Revista de Ciências Jurídicas, v. 12, n. 1, p. 120-127, 2010.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o direito de recesso, avaliar suas hipóteses de aplicação e construir uma análise crítica de sua integração com o princípio da continuidade da empresa. Pretende-se explorar o recesso societário no Código Civil de 2002 e ainda na Lei 6.404/76, que trata das sociedades por ações, avaliando tanto o equilíbrio que a lei pretende alcançar entre o direito essencial do sócio de retirar-se da sociedade com a devida apuração de haveres em determinadas hipóteses, quanto à função social da unidade produtiva - empresa - que deve ser preservada para além dos interesses individuais dos sócios. As conclusões sugerem a consideração de requisitos subjetivos no exercício do direito de recesso nas sociedades empresariais, bem como a efetiva comprovação de dano ao sócio.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55282
ISSN: 2317-2150
Aparece nas coleções:FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_ucaminha.pdf67,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.