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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55254
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O PROEJA no Colégio Pedro II: trajetória e possibilidades para o êxito de uma educação profissional politécnica e integral |
Título(s) alternativo(s): | PROEJA en Colégio Pedro II: trayectoria y posibilidades para el éxito de una educación professional, politécnica e integral |
Título em inglês: | PROEJA at Colégio Pedro II: trajectory and possibilities for the success of a professional, polytechnic and integral education |
Autor(es): | Brito, Leonardo Leonidas de |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos;Educação Profissional;Evasão escolar |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Labor |
Citação: | BRITO, Leonardo Leonidas de. O PROEJA no Colégio Pedro II: trajetória e possibilidades para o êxito de uma educação profissional politécnica e integral. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 123-148, jul./dez. 2020. |
Resumo: | O artigo trata da Educação Profissional de Jovens e Adultos no Colégio Pedro II, partindo da constatação dos elevados níveis de evasão escolar nesta modalidade. Analisamos, detalhadamente, os dados produzidos pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional da Instituição acerca do Ensino Médio Integrado na modalidade PROEJA e revisamos a bibliografia sobre os problemas teóricos relativos à politecnia da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Dividido em quatro partes, temos: a apresentação do escopo do PROEJA em suas bases teóricas - assentadas na perspectiva da politecnia da aprendizagem e na formação integral do indivíduo; a segunda apresenta a trajetória e os dados atualizados do Programa no Colégio Pedro II, desde sua implementação em 2006, dialogando com a documentação oficial e a bibliografia especializada; a terceira dedica-se ao problema mais grave da Educação de Jovens e Adultos não apenas no Colégio Pedro II, mas em toda a rede federal de Educação: os elevados índices de evasão escolar e, finalmente, a quarta parte apresenta algumas considerações finais acerca desta década e meia de PROEJA nesta instituição de ensino, a segunda mais antiga em atividade no Brasil. Ao final, concluímos que o ensino médio integrado ofertado para o público de jovens e adultos ainda carece de uma efetiva política institucional voltada para as especificidades da EJA profissional, de forma a garantir a qualificação plena, cidadã e crítica no mundo do trabalho. |
Abstract: | The article deals with the Professional Education of Youth and Adults at Colégio Pedro II, based on the observation of the high levels of school dropout in this modality. We analyzed, in detail, the data produced by the Institution's Institutional Development Dean for Integrated High School in the PROEJA modality and reviewed the bibliography on the theoretical problems related to the polytechnic of learning in Professional and Technological Education in Brazil. Divided into four parts, we have: the presentation of the scope of PROEJA in its theoretical bases - based on the perspective of the polytechnic of learning and on the integral formation of the individual; the second presents the trajectory and updated data of the Program at Colégio Pedro II, since its implementation in 2006, dialoguing with the official documentation and the specialized bibliography; the third is dedicated to the most serious problem of Youth and Adult Education not only at Colégio Pedro II, but in the entire federal education network: the high dropout rates and, finally, the fourth part presents some final considerations about this decade and a half of PROEJA in this educational institution, the second oldest in activity in Brazil. In the end, we conclude that the integrated high school offered to the public of young people and adults still lacks an effective institutional policy focused on the specificities of professional EJA, in order to guarantee full, citizen and critical qualification in the world of work. |
Resumen: | El artículo trata sobre la Formación Profesional de Jóvenes y Adultos en el Colégio Pedro II, a partir de la observación de los altos niveles de deserción escolar en esta modalidad. Analizamos, en detalle, los datos producidos por el Decano de Desarrollo Institucional de la Institución para el Bachillerato Integrado en la modalidad PROEJA y revisamos la bibliografía sobre los problemas teóricos relacionados con la politécnica del aprendizaje en la Educación Profesional y Tecnológica en Brasil. Dividido en cuatro partes, tenemos: la presentación del alcance de PROEJA en sus bases teóricas - basadas en la perspectiva de la politécnica del aprendizaje y en la formación integral del individuo; el segundo presenta la trayectoria y datos actualizados del Programa en el Colégio Pedro II, desde su implementación en 2006, dialogando con la documentación oficial y la bibliografía especializada; el tercero está dedicado al problema más grave de la Educación de Jóvenes y Adultos, no solo en el Colégio Pedro II, sino en toda la red educativa federal: las altas tasas de deserción, y finalmente, la cuarta parte presenta algunas consideraciones finales al respecto década y media de PROEJA en esta institución educativa, la segunda más antigua en actividad en Brasil. Al final, se concluye que el bachillerato integrado que se ofrece al público de jóvenes y adultos aún carece de una política institucional efectiva y enfocada en las especificidades de la EJA profesional, a fin de garantizar una calificación plena, ciudadana y crítica en el mundo del trabajo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55254 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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