Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55166
Tipo: Artigo de Evento
Título: Índice de Estado Trófico de um manancial receptor de efluentes de Estação de Tratamento de Esgoto Baldo - RN.
Autor(es): Castro, Maria Patrícia Sales
Chagas, Patricia Freire
Silva, Fernando José Araújo da
Lucena, Karyna Oliveira Chaves de
Araújo, Juliana Alencar Firmo de
Palavras-chave: Qualidade de água;Eutrofização;Índice de estado trófico
Data do documento: 2019
Citação: CASTRO, Maria Patrícia Sales; CHAGAS, Patrícia Freire; SILVA, Fernando José Araújo da; LUCENA, Karina Oliveira Chaves de; ARAÚJO, Juliana Alencar Firmo de. Índice de Estado Trófico de um manancial receptor de efluentes de Estação de Tratamento de Esgoto Baldo - RN. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: A qualidade de uma determinada água tem relação com o uso e a ocupação do solo na bacia hidrográfica, podendo ser afetada por condições naturais ou por interferência do homem. Devido ao aporte de poluentes através de fontes pontuais e difusas, alguns recursos hídricos têm apresentado alterações na qualidade de suas águas. O impacto mais frequente nos ecossistemas aquáticos é a eutrofização. Este artigo teve como objetivo a avaliação da qualidade das águas superficiais e determinar o índice de estado trófico do Rio Potengi nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto do município de Natal – RN. Os dados utilizados no desenvolvimento deste trabalho são resultantes do monitoramento da qualidade do esgoto bruto e tratado realizado pela CAERN nas duas estações, no período compreendido entre janeiro de 2017 e dezembro de 2017. Os índices obtidos de estado trófico foram comparados com a classificação de Lamparelli (2004) modificado. A determinação do IET revelou que a qualidade da água do Rio Potengi foi classificada como mesotrófico, apresentando uma concentração média de nutrientes. Porém, vale ressaltar que não houve diferença significativa nos valores de IET dos pontos entre a montante e a jusante do lançamento de esgoto, logo a ETE Baldo não está sendo a principal responsável pela degradação do manancial.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55166
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_mpscastro.pdf242,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.