Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55138
Tipo: Artigo de Evento
Título: Coleta seletiva no Brasil: um estudo sobre os indicadores do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento – SNIS
Autor(es): Leite, Nirlania Diógenes
Paiva, Brena Karoline Valentim
Oliveira, Maria Zillene Franklin da Silva
Santos, Gemmelle Oliveira
Palavras-chave: Resíduos sólidos;Coleta seletiva;Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
Data do documento: 2019
Citação: LEITE, Nirlania Diógenes; PAIVA, Brena Karoline Valentim; OLIVEIRA, Maria Zillene Franklin da Silva; SANTOS, Gemmelle Oliveira. Coleta seletiva no Brasil: um estudo sobre os indicadores do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento – SNIS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: A coleta seletiva é um dos importantes instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) e resulta em muitos benefícios sociais, econômicos e ambientais. O presente trabalho buscou avaliar o impacto da publicação da Lei Federal 12.305/2010 sobre o número de iniciativas municipais de coleta seletiva no Brasil. A primeira etapa da pesquisa envolveu uma consulta à base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS para extração dos dados relativos ao tema para o período compreendido entre 2010 e 2017. Na segunda etapa realizou-se a interpretação dos dados e discussão frente à literatura. Entre os anos de 2010 e 2017 foi observado aumento do número de municípios participantes da pesquisa do SNIS e com alguma iniciativa de coleta seletiva. Em 2010, foi registrada a existência 534 municípios cadastrados no SNIS com coleta seletiva e esse quantitativo aumentou progressivamente até o ano de 2014, alcançando 1.322 municípios. Em linhas gerais, ficou claro que a publicação da Lei contribuiu significativamente para o aumento do número de municípios com coleta seletiva de resíduos sólidos, sendo a estatística muito desigual entre as regiões do país.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55138
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_ndleite.pdf240,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.