Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5511
Title in Portuguese: Avaliação da absorção de água de tijolos de concreto produzidos parcialmente com agregados reciclados
Author: Borges, Júlia Chaves
Sales, Raquel Jucá de Moraes
Oliveira, Maria Elane Dias de
Cabral, Antonio Eduardo Bezerra
Keywords: Construção civil
Agregados reciclados
Resíduos de construção e demolição
Issue Date: 2009
Publisher: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Citation: CABRAL, A. E. B. et al. Avaliação da absorção de água de tijolos de concreto produzidos parcialmente com agregados reciclados. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 4., 2009, Belém. Anais... Belém: [s.n.], 2009. P. 01-08.
Abstract in Portuguese: A crescente preocupação com as questões ambientais relacionadas ao modelo de desenvolvimento econômico tradicional tem levado a sociedade a repensar a forma de utilização dos recursos naturais. Uma vertente que tem ganhado força na indústria da construção civil é o uso de agregados reciclados de resíduos de construção e demolição (RCD). O presente trabalho tem como objetivo estudar a substituição parcial dos agregados naturais pelos agregados reciclados de mesma curva granulométrica na fabricação de tijolos de concreto, com dimensões 23 cm: 11 cm :5 cm (comprimento:largura: altura), em que se avaliou a absorção de água dos tijolos de concretos produzidos. Para tanto, utilizou-se um programa experimental em que foram produzidos nove traços de concreto, substituindo os agregados graúdos e miúdos naturais por seus respectivos reciclados, nos teores de 0%, 25% e 50%. Alguns parâmetros foram mantidos constantes, tais como a relação água/cimento dos concretos, além da idade de realização do ensaio de absorção de água que ocorreram aos 28 dias. Os resultados obtidos no ensaio de absorção de água foram analisados, descrevendose o comportamento dos tijolos e obtendo-se absorção de água nos teores de 8,3%, 8,8% e 7,2%, para os traços de 0%, 25% e 50%, respectivamente. Concluindo que de forma geral, os agregados reciclados possuem potencial para serem utilizados na fabricação de tijolos de concreto, obtendo-se o valor de absorção de água dentro dos parâmetros exigidos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5511
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_eve_aebcabral_avaliacao.pdf520,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.