Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54946
Tipo: | TCC |
Título: | O uso do software Scratch como ferramenta pedagógica para o ensino de eletricidade com enfoque na mudança conceitual |
Autor(es): | Oliveira, Bruno Miranda de |
Orientador: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Palavras-chave: | Simulador scratch;Mudança conceitual;Circuito elétrico |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | OLIVEIRA, B. M. O uso do software scratch como ferramenta pedagógica para o ensino de eletricidade com enfoque na mudança conceitual. 2020. 44 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | Este trabalho trata de uma proposta de aula fazendo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para o ensino de eletricidade em turmas de 3ª série do ensino médio. Tem por objetivo estimular a efetiva aprendizagem no ensino de primeira lei de Ohm e circuitos elétricos. Devido à dificuldade enfrentada pelo professor em atrair a atenção dos alunos em meio aos hábitos do uso frequente da tecnologia; será utilizado o software scratch como ferramenta tecnológica aplicada ao ensino de circuitos elétricos como proposta alternativa de ensino, que se trata da construção de um circuito simples sendo trabalhada a primeira lei de ohm com conceitos de corrente elétrica, tensão elétrica e resistência. O estudo se fundamenta na teoria pedagógica do construtivismo, onde o aluno tem a possibilidade de assimilação de forma ativa participando na construção do conhecimento usando o enfoque da mudança conceitual, aproveitando os saberes prévios dos estudantes aplicados ao cotidiano. Por ser uma aplicação diferenciada, essa abordagem instiga o aluno na participação e colaboração na aula favorecendo o trabalho do professor, além de fornecer uma gama de aplicações e abordagens. |
Abstract: | This work deals with a class proposal making use of digital information and communication technologies (TDICs) for the teaching of electricity in classes of 3rd grade of high school. It aims to stimulate effective learning in the teaching of electrical circuits and Ohm's first law. Due to the difficulty faced by the teacher in maintaining students' attention amid habits with frequent use of technology, scratch software will be used as a technological tool applied to the teaching of electrical circuits as an alternative teaching proposal, which is the construction of a simple circuit being worked on the first ohm law with concepts of electric current, electric voltage and resistance. The study is based on the pedagogical theory of constructivism, where the student has the possibility of actively assimilating participating in the construction of knowledge using the focus of conceptual change, taking advantage of the students' previous knowledge applied to everyday life. As it is a different application, this approach encourages the student to participate and collaborate in the classroom, favoring the work of the teacher, in addition to providing a range of applications and approaches. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54946 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_bmo.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.