Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54917
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da dinâmica populacional em lodo granular aeróbio (LGA) em reatores em batelada sequencial (RBS) em regime de alimentação/ descarte simultâneos.
Autor(es): Barros, Antônio Ricardo Mendes
Moura, Ian Holanda Herbster
Rollemberg, Silvio Luiz de Sousa
Firmino, Paulo Igor Milen
Santos, André Bezerra dos
Palavras-chave: Lodo granular aeróbio;RBS volume constante;Microbiologia;Reator de Batelada Sequencial;Tratamento de esgoto
Data do documento: 2019
Citação: BARROS, Antônio Ricardo Mendes; MOURA, Ian Holanda Herbster; ROLLEMBERG, Silvio Luiz de Sousa; FIRMINO, Paulo Igor Milen; SANTOS, André Bezerra dos. Avaliação da dinâmica populacional em lodo granular aeróbio (LGA) em reatores em batelada sequencial (RBS) em regime de alimentação/ descarte simultâneos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: O presente estudo investigou as populações de microrganismos presentes em um reator em batelada sequencial (RBS), operando em regime de alimentação/descarte simultâneos, comparando a quantidade e diversidade destas no lodo de inóculo com o lodo granular aeróbio formado posteriormente a partir da imposição de certas condições operacionais. O sistema foi alimentado com esgoto sintético a uma baixa velocidade ascensional de líquido (~1 m h-1). Ademais, foi avaliado em termos de remoção de carbono, nitrogênio e fósforo, estabilidade operacional e comunidade microbiana. Os grânulos formados se mostraram bem consistentes, com predominância de microrganismos esféricos, conferindo boa sedimentabilidade, porém baixa resistência ao cisalhamento. A maior diversidade microbiana no LGA, em comparação ao lodo de inóculo, permite concluir que as condições operacionais não se constituíram como uma elevada pressão de seleção, favorecendo a maior riqueza e diversidade no grânulo formado. A presença de diferentes famílias, AOB, NOB, DNB, GAOs e PAOs explicam os mecanismos de elevada remoção de matéria orgânica e acúmulo de NOx no efluente, o que possivelmente prejudicou a remoção de fósforo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54917
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_armbarros.pdf460,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.