Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54867
Title in Portuguese: Plantas medicinais da caatinga do Nordeste brasileiro: etnofarmacopeia do professor Francisco José de Abreu Matos
Author: Magalhães, Karla do Nascimento
Bandeira, Mary Anne
Monteiro, Mirian Parente
Keywords: Plantas medicinais
Fitoterapia
Farmácia viva
Francisco José Abreu de Matos
Issue Date: 2020
Publisher: Imprensa Universitária
Citation: MAGALHÃES, Karla do Nascimento; BANDEIRA, Mary Anne; MONTEIRO, Mirian Parente. Plantas medicinais da caatinga do Nordeste brasileiro: etnofarmacopeia do professor Francisco José de Abreu Matos. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2020. (Estudos da Pós-Graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54867. Acesso em:
Abstract in Portuguese: O Professor Francisco José de Abreu Matos realizou pesquisas com plantas medicinais ao longo de mais de seis décadas – estudos etnobotânicos e fitoquímicos – e influenciou políticas públicas de saúde do Brasil. Interessante notar que esses estudos tinham uma visão futurista, já que técnicas de análise em etnobotânica como Fator de Consenso do Informante (FCI), Importância Relativa (IR) e Valor de Uso (VU) ainda não tinham conquistado pesquisadores no país, mas já eram intuitivamente aplicadas pelo pesquisador. O objeto utilizado para construção deste livro são os relatórios de expedições etnobotânicas realizadas pelo Professor Matos entre 1980-1990. Teve como principal objetivo a aplicação de técnicas quantitativas em etnobotânica e revisão da nomenclatura das plantas medicinais pelo sistema APG – 4ª versão (2016), buscando contribuir para o desenvolvimento de novos fitofármacos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54867
metadata.dc.type: Livro
ISBN: 978-65-88492-08-6
Appears in Collections:IU - Livros
PRPPG - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_liv_knmagalhaes.pdf5,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.