Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica
Autor(es): Ribeiro, Disneylândia Maria
Silva, Maria Simone da
Lustosa, Francisca Geny
Palavras-chave: Educação especial;Educação inclusiva;Formação de professores;Pessoa com deficiência;Inclusão socioeducacional;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Atendimento Educacional Especializado (AEE);Alfabetização
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Editora CRV
Citação: RIBEIRO, Disneylândia Maria; SILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 73-86.
Resumo: O objetivo deste texto é divulgar o levantamento realizado em trabalhos acadêmico-científicos que abordam a temática dos saberes para a educação inclusiva no contexto da escola comum. Na consulta às pesquisas acadêmicas, de recorte para essa reflexão, que versam sobre os saberes docentes atinentes à educação inclusiva, buscamos sistematizar e discutir os aspectos como: temática, contexto da investigação e objetivos, aspectos teórico-conceituais e metodológicos empregados, além de situar os principais resultados e possíveis lacunas/críticas que emergem ao estudo. Referido levantamento se liga à necessária revisão de literatura da área, especificamente quanto à temática dos saberes para a educação inclusiva. Mobilizamo-nos, portanto, a conhecer sobre como a problemática dos saberes docentes se evidencia nas pesquisas acadêmicas. Desse modo, buscamos respostas para as seguintes questões: a) quais conhecimentos e habilidades favorecem a ação dos professores no ambiente escolar, particularmente, na sala de aula e no trabalho pedagógico? b) do que tratam e o que discutem as pesquisas mais atuais? Considerando que o estudo sobre os saberes está ligado às discussões atuais sobre a profissionalização do ensino e ao desenvolvimento profissional dos professores, o intento de refletir sobre os saberes como elementos de base constitutivos do magistério pode colaborar para iluminar o esforço conceitual de se pensar a inclusão e a formação dos professores para que possam dar sustentação a uma prática pedagógica efetivamente includente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696
ISBN: 978-85-444-2499-5
Aparece nas coleções:PRÓ-INCLUSÃO - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_dmribeiro_mssilva_fglustosa.pdf591,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.