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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD): caminhos percorridos
Título(s) alternativo(s): Programa Nacional del Libro y del Material Didáctico (PNLD): recorridos
Título em inglês: National Textbook Program (NTP): pathways taken
Autor(es): Xavier, Farliany Ribeiro
Toledo, Stefani Moreira Aquino
Cardoso, Zilmar Santos
Palavras-chave: Política Pública;Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD);Implementação;Avaliação
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: XAVIER, Farliany Ribeiro; TOLEDO, Stefani Moreira Aquino; CARDOSO, Zilmar Santos. Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD): caminhos percorridos. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 82, p. 186-202, maio/ago. 2020.
Resumo: Levantamos aqui uma discussão sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que atende a rede pública de ensino nos âmbitos municipal, estadual e federal, refletindo sobre a sua implementação nas escolas públicas. Considerando o papel fundamental dos professores na efetivação dessa política pública, buscamos apresentar a opinião das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o processo de escolha dos livros didáticos, bem como analisar o processo de avaliação dos livros didáticos encaminhados para as escolas, antes e depois do processo de escolha final nessas instituições educacionais. Utilizamos como instrumento de registro de dados questionários semiestruturados, apoiando-nos em Oliveira (2011), em Romanini (2013) e em Caimi (2018), que discutem a política pública em questão. Percebemos que, apesar do PNLD ser uma política pública que contribui de forma significativa com o trabalho do professor em sala de aula, uma vez que os livros didáticos são apontados como importante ferramenta para o processo ensino-aprendizagem, ainda existem grandes desafios quando o programa é colocado em prática. Tais falhas e desconexões entre os atores envolvidos em várias das suas etapas, principalmente entre o Estado, as editoras e os professores, resultam em um programa que necessita de ajustes para sua eficácia ser alcançada. Percebemos, por fim, a fragilidade do poder de escolha daquele que será diretamente influenciado: o professor, principal ator no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Abstract: This study raises the discussion of the National Textbook Program (NTP), which serves the public education system at municipal, state and federal levels, reflecting on its implementation in Brazilian public schools. Considering the fundamental role of teachers in the implementation of this public politics, we seek to present the point of view of teachers in the early years of elementary school on the process of choosing textbooks as well as analyzing the evaluation process of textbooks sent to schools, before and after the final choice process in schools. We used semi-structured questionnaires as a data-recording instrument, relying on Oliveira (2011), Romanini (2013) and Caimi (2018), who discuss the public politics in question. We realized that, although the NTP is a public politics that contributes significantly to the work of the teacher in the classroom, since textbooks are seen as an important tool for the teaching-learning process, great challenges still exist when the program is put into practice. Such failures and disconnections in several of its stages between the actors involved, mainly between the State, publishers and teachers, result in a program that needs adjustments for its effectiveness to be achieved. Finally, we perceive the fragility of the power of choice of those who will be directly influenced: the teachers, the main actors in the students’ teaching/learning process.
Resumen: Aquí traemos una discusión sobre el Programa nacional del libro y del material didáctico (PNLD), que sirve al sistema de escuelas públicas a nivel municipal, estatal y federal, reflexionando sobre su implementación en las escuelas públicas. Considerando el papel fundamental de los maestros en la implementación de esta política pública, buscamos presentar los puntos de vista de los maestros en los primeros años de la escuela primaria sobre el proceso de elección de libros didácticos, así como analizar el proceso de evaluación de los libros enviados a las escuelas, antes y después del proceso de elección final en las escuelas. Utilizamos cuestionarios semiestructurados como instrumento de registro de datos, con soporte teórico en Oliveira (2011), Romanini (2013) y Caimi (2018), que discuten la política pública en cuestión. Aunque el PNLD sea una política pública que contribuye significativamente al trabajo del maestro en el aula, ya que los libros didácticos se señalan como una herramienta importante para el proceso de enseñanza-aprendizaje, aún existen grandes desafíos cuando el programa se pone en práctica. Estas fallas y desconexiones en varias de sus etapas entre los actores involucrados, principalmente entre el Estado, los editores y los maestros, resultan en un programa que necesita ajustes para lograr su efectividad. Finalmente, percibimos la fragilidad del poder de elección de aquellos que serán influenciados directamente: los maestros, los actores principales en el proceso de enseñanza/aprendizaje de sus estudiantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54657
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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