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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tecnologias educacionais digitais na formação de preceptores para residências multiprofissionais no SUS
Título em inglês: Digital educational technologies in the formation of preceptors for multiprofessional residences in SUS
Autor(es): Rodrigues, Emanuelly Mota Silva
Silva, Karla KristineDames da
Palavras-chave: Preceptoria;Multimídia;Sistema Único de Saúde
Data do documento: Jan-2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: RODRIGUES, E. M. ; SILVA, K. K. D. da. Tecnologias educacionais digitais na formação de preceptores para residências multiprofissionais no SUS. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 1, p. 112-123, jan./abr. 2020.
Resumo: Introdução: Os Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde são pós-graduações lato-sensu, caracterizando-se como ensino em serviço. Fazem parte do programa de educação permanente, formando assim novos profissionais de saúde para o SUS. Objetivo: esse trabalho objetiva expor a experiência de reflexão e construção de uma proposta de formação de preceptores para os programas de residência, através do uso de tecnologias educacionais digitais e metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com o objetivo de iniciar um processo de educação continuada junto a esses profissionais. Método:Foram elencados artigos científicos e documentais para embasar a importância de trabalhar a formação docente desses preceptores. Em seguida, foram pensadas temáticas importantes para a iniciação daformação, bem como para suaestruturação. Resultado:o produto desse relato é uma análise sobre aformação de preceptores, gerando subsídios para educação continuada, bem como dos recursos tecnológicos de avaliação desse processo pedagógico. Conclusão:Assim, concluímos que a formação pedagógica para preceptores de residências fortalece os programas econsequentementea especialização de novos profissionais para o SUS.
Abstract: Introduction: The Multiprofessional Health Residency Programs are lato-sensupostgraduate programs, characterized by in-service teaching. It is part of the continuing education program, training new health professionals for SUS. Objective: This paper aims to expose an experience of reflection and construction of a proposal for training preceptors for residency programs, using the use of digital educational technologies and learning teaching methods, with the objective of initiating a continuous education process together. to these professionals. Method: Scientific articles and documents were listed to support the importance of working with the teacher education of these preceptors. Then, they were thought of important themes for the beginning of this formation, as well as its structuring. Result:the product of this kind of relationship is a formation of preceptors, generating subsidies for a further continuing education, as well as technological resources to evaluate this pedagogical process. Conclusion:Thus, it is concluded that a pedagogical training for preceptors of residence strengthens the programs and consequently a specialization of new professionals for SUS.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54422
ISSN: 2525-9563
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