Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54382
Title in Portuguese: Estudo do pós-tratamento de efluente têxtil após eletrocoagulação utilizando eletro oxidação e ozonização
Author: Silva, Luiz Thiago Vasconcelos da
Romero, Francisco Belmino
Abdala Neto, Eliezer Fares
Ribeiro, Jefferson Pereira
Amazonas, Álvaro Amanajás
Oliveira, André Gadelha de
Nascimento, Ronaldo Ferreira do
Keywords: Efluente têxti
Resíduos industriais
Eletrocoagulação
Indústria têxtil
Degradação de poluente
Tratamento de efluentes
Processos Oxidativos Avançados (POAs)
Issue Date: 2018
Citation: SILVA, Luiz Thiago Vasconcelos da; ROMERO, Francisco Belmino; ABDALA NETO, Eliezer Fares; RIBEIRO, Jefferson Pereira; AMAZONAS, Álvaro Amanajás; OLIVEIRA, André Gadelha de; NASCIMENTO, Ronaldo Ferreira do. Estudo do pós-tratamento de efluente têxtil após eletrocoagulação utilizando eletro oxidação e ozonização. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXII., 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII., 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais […] São Paulo, 2018.
Abstract in Portuguese: O tratamento de efluentes recalcitrantes como os provenientes da indústria têxtil muitas vezes não é eficaz por meio de apenas uma técnica de tratamento, necessitando de um método posterior para a completa remoção dos poluentes. Os Processos Oxidativos Avançados (POAs) são ideais para este tipo de situação por possibilitar a geração de oxidantes fortes que degradam os poluentes dissolvidos. O atual trabalho teve como objetivo estudar a eficiência dos pós tratamento de efluente têxtil através da associação das técnicas de eletro-oxidação e ozonização. Os experimentos foram realizados em um reator cilíndrico com capacidade para 4 L de efluente operando em batelada, eletrodos de Ti/RuO2 –TiO2 e um gerador de ozônio. As variáveis estudadas foram a densidade de corrente e a aplicação de ozônio. Os parâmetros monitorados foram turbidez, absorbância, pH e temperatura. Os experimentos aplicando densidade de corrente de 44,4 A/m2 e ozonização obtiveram os melhores resultados, com 92,71% de remoção de turbidez.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54382
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISSN: 2359-1757
Appears in Collections:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_ltvsilva.pdf311,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.