Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54329
Tipo: Artigo de Evento
Título: Síntese simultânea de lactulose e etanol utilizando o soro de leite como substrato
Autor(es): Albuquerque, Tiago Lima de
D'Almeida, Alan Portal
Silva, L. H. A.
Silva, Natan Câmara Gomes e
Gonçalves, Luciana Rocha Barros
Rocha, Maria Valderez Ponte
Palavras-chave: Soro de leite;Lactose;Lactulose
Data do documento: 2018
Citação: ALBUQUERQUE, Tiago Lima de; D'ALMEIDA, Alan Portal; SILVA, L.H.A.; SILVA, Natan Câmara Gomes e; GONÇALVES, Luciana Rocha Barros; ROCHA, Maria Valderez Ponte. Síntese simultânea de lactulose e etanol utilizando o soro de leite como substrato. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXII., 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII., 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais[…] São Paulo, 2018.
Resumo: O soro de leite (resíduo da indústria alimentícia) apresenta um alto teor de lactose e este dissacarídeo pode ser utilizado como matéria prima para a produção de produtos com maior valor agregado, sendo um destes a lactulose obtida por síntese enzimática pela enzima β-galactosidase. A hidrólise da lactose na produção de lactulose gera, além da galactose, quantidades significativas de glicose. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a produção simultânea de lactulose por via enzimática e de etanol por via fermentativa, utilizando uma cepa de Saccharomyces cerevisiae. Para tal, foram avaliados o uso da enzima livre e da enzima imobilizada no processo. Os resultados obtidos mostraram que a produção simultânea de lactulose e etanol é possível, alcançando as concentrações de 17,04 ± 0,13 g/L de lactulose e 8,42 ± 0,13 g/L de etanol, utilizando-se a enzima livre, e de 17,05 ± 0,76 de lactulose e 8,79 ± 0,65 de etanol, utilizando-se a enzima imobilizada. Dessa forma, é possível dar um tratamento adequado ao soro de leite, fazendo seu uso para produção de compostos de interesse e de valor agregado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54329
ISSN: 2359-1757
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_tlalbuquerque.pdf426,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.