Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54265
Tipo: Artigo de Evento
Título: Caracterização energética de monólitos de cordierita impregnados com amina
Autor(es): Sousa, Wagner Alves de
Maia, Débora Aline Soares
Moura, Karine Oliveira
Duarte, Lairana Lima
Bastos Neto, Moisés
Azevedo, Diana Cristina Silva de
Palavras-chave: Adsorção;Água residual
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, W. A.; MAIA, Débora Aline Soares; MOURA, K. O.; DUARTE, Lairana Lima; BASTOS NETO, Moisés; AZEVEDO, Diana Cristina Silva de. Caracterização energética de monólitos de cordierita impregnados com amina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXII., 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII; 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais[…] São Paulo, 2018.
Resumo: A caracterização dos materiais adsorventes é imprescindível para processos de adsorção em meio líquido, como por exemplo, a purificação de águas residuais. Neste trabalho foi avaliada a interação energética da água com monólitos de cordierita pura e como suporte de talco impregnado com 3-aminopropiltrietoxissilano (AMPTS). As amostras foram testadas usando um microcalorímetro C80 (Setaram) com um sistema de injeção adaptado. Os resultados mostram que a massa de água sorvida por massa de amostra é constante, indicando a boa aplicabilidade dessas amostras para adsorção em meio aquoso. Já o calor de interação do monólito com a água decresce com o aumento da quantidade impregnada, justificando o uso dessas amostras para captura de moléculas que tenham afinidade por grupos amino.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54265
ISSN: 2359-1757
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_wasousa.pdf232,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.