Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54252
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Pereira, Layanna Kelly de Sousa Vasconcelos
Lima, Sara de Paula
Palavras-chave: Processo de ensino e aprendizagem;Livro didático;Língua espanhola;Instrumentos de avaliação de livro didático
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: PEREIRA, Layanna Kelly de Sousa Vasconcelos; LIMA, Sara de Paula. Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 8, p. 26-42, jul. 2020.
Resumo: O presente trabalho é um recorte de uma monografia cujo objetivo foi estabelecer uma reflexão sobre a análise, a avaliação e a seleção de livros didáticos de língua estrangeira, em especial os de língua espanhola, e destacar a importância de realizar essa etapa durante o processo de seleção do livro didático de forma adequada apresentando critérios bem definidos. Portanto, nos deteremos principalmente na apresentação do instrumento. A partir de tal reflexão construímos um instrumento de avaliação que possa orientar essa seleção de materiais de língua espanhola para as séries finais do ensino fundamental, ressaltamos também que esse instrumento pode ser adaptado a outros contextos de ensino. Nos baseamos em alguns modelos já existentes de instrumento de avaliação de livros didáticos dos últimos dez anos (CANALES, 2010; SILVA, PARREIRAS E FERNANDES, 2015; BORELLA E SCHROEDER, 2013) que realizam esse processo como um todo, também nos debruçamos nos estudos sobre o livro didático de língua estrangeira e sua importância (ALMEIDA FILHO, 1994; CORACINI, 1999; XAVIER E URIO, 2006; SILVA, 2012; SILVA, 2015; GUERMANDI, 2016) e, por fim, nas competências gerais e específicas da BNCC do Ensino Fundamental de língua inglesa e de outros documentos oficiais que regem o ensino na educação básica no Brasil.
Resumen: El presente trabajo es un recorte de una monografía cuyo objetivo fue establecer una reflexión sobre el análisis, la evaluación y la selección de libros didácticos de lengua extranjera, en especial los de lengua española, y destacar la importancia de realizar esa etapa durante el proceso de selección del libro didáctico de forma adecuada presentando criterios bien definidos. Por lo tanto, nos detendremos principalmente en la presentación del instrumento. A partir de tal reflexión construimos un instrumento de evaluación que pueda orientar esa selección de materiales de lengua española para las series finales de la enseñanza fundamental, destacamos también que ese instrumento puede ser adaptado a otros contextos de enseñanza. Nos basamos en algunos modelos de instrumentos ya existentes de evaluación de libros didácticos de los últimos diez años (CANALES, 2010; SILVA, PARREIRAS E FERNANDES, 2015; BORELLA E SCHROEDER, 2013) que realizan ese proceso de manera general, también nos dedicamos a los estudios sobre el libro didáctico de lengua extranjera y su importancia (ALMEIDA FILHO, 1994; CORACINI, 1999; XAVIER Y URIO, 2006; SILVA, 2012; SILVA, 2015; GUERMANDI, 2016) y, por último, en las competencias generales y específicas de la BNCC de la Enseñanza Fundamental de lengua inglesa y de otros documentos oficiales que rigen la enseñanza en la educación básica en Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54252
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_lksvpereirasplima.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.