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Tipo: Dissertação
Título: O discurso bolsonarista para a educação no Brasil
Autor(es): Costa, Igor Mascarenhas dos Santos
Orientador: Paiva, Luiz Fabio Silva
Palavras-chave: Educação e Estado - Brasil;Educação - Aspectos políticos - Brasil
Data do documento: 2020
Citação: COSTA, Igor Mascarenhas dos Santos. O discurso bolsonarista para a educação no Brasil. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo compreender o fenômeno de ataques sistemáticos de pessoas, movimentos e instituições que se reconhecem como à direita politicamente, notadamente, uma extrema direita que ganha visibilidade com o discurso de Jair Messias Bolsonaro a professores que atuam no sistema de ensino brasileiro. Para isso, será feita uma análise crítica do discurso sobre pronunciamentos, entrevistas e postagens em redes sociais de Jair Messias Bolsonaro, Abraham Weintraub, e do ideólogo Olavo de Carvalho. Também serão analisados criticamente os discursos do Escola Sem Partido e de seus apoiadores, que retomaram, após a reabertura política, o discurso reacionário do professor como um doutrinador ideológico com o qual se deve tomar cuidado. Ademais, serão apresentados alguns casos emblemáticos de perseguição ideológica e profissional a professores no Brasil e uma pesquisa feita pelo Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC), que demonstra a percepção de profissionais da educação diante desse quadro relativamente novo no magistério brasileiro, isto é, a da imagem do professor como um doutrinador político-ideológico, que não está mais limitada ao seio dos movimentos de direita, mas que chegou também ao ambiente escolar.
Abstract: This master's dissertation intends to understand the phenomenon of systematic attacks by people, movements and institutions that identify themselves politically to the right, notably, an extreme right that gains visibility with the speech of Jair Messias Bolsonaro, to teachers who work in the Brazilian educational system. In this work, a critical speech analysis on statements, interviews and social media posts by Jair Messias Bolsonaro, Abraham Weintraub, and the ideologist Olavo de Carvalho will be made. The speeches of Escola Sem Partido (School Without Party) and its supporters, which resumed, after the political reopening, the professor's reactionary discourse as an ideological indoctrinator one should be careful to reference, will also be critically analyzed. In addition, some emblematic cases of ideological and professional harassment of teachers in Brazil and a survey carried out by the Laboratory of Studies in Politics, Education and the City (LEPEC/UFC) will be presented, demonstrating the perception of education professionals of this relatively new scenario in the Brazilian teaching profession, that is, the image of the teacher as a political-ideological indoctrinator, and is no longer limited to the heart of the right-wing movements, but has also reached the school environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54107
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