Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54037
Tipo: Artigo de Evento
Título: Produção de biodiesel utilizando um catalisador heterogêneo obtido a partir do resíduo da farinha da concha da ostra
Autor(es): Paula, Clarissa Dantas
Lopes, Cauê Cidrack Leão
Correia, Leandro Marques
Vieira, Rodrigo Silveira
Palavras-chave: Biodiesel;Resíduo da farinha da ostra;CaO
Data do documento: 2016
Citação: PAULA, Clarissa Dantas; LOPES, Cauê Cidrack Leão; CORREIA, Leandro Marques; VIERA, Rodrigo Silveira. Produção de biodiesel utilizando um catalisador heterogêneo obtido a partir do resíduo da farinha da concha da ostra. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
Resumo: O resíduo da farinha das conchas das ostras foi utilizado como catalisador heterogêneo para produção de biodiesel. O mesmo foi modificado termicamente a 900 oC/3h a 30 oC/min para obter óxido de cálcio que desempenha atividade catalítica na reação de transesterificação com metanol. O material foi caracterizado pelas técnicas de DRX, FRX, distribuição do tamanho das partículas, análise termogravimétrica TGA/DTG e FTIR. A composição química dos ácidos graxos do óleo de girassol e o biodiesel produzido foram quantificados pela análise de CG/FID, os mesmos foram caracterizados de acordo com a Norma EN 14214 (índice de acidez, massa específica a 20 oC, viscosidade cinemática a 40 oC, teor de água, e teores de cálcio e magnésio para estudar a lixiviação do catalisador heterogêneo. O objetivo deste trabalho é um obter um catalisador natural de fácil acessibilidade e baixo custo. As condições reacionais foram otimizadas, utilizando um planejamento fatorial com 11 experimentos. Os parâmetros otimizados da reação de transesterificação são: XRM (1:9 mol:mol), XCAT (2g /100g), XTEMPO (5h), temperatura de 65 ºC, obtendo-se uma produção de 99.99 ± 0.04 em ésteres metílicos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54037
ISSN: 21785600
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_cdpaula.pdf561,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.