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Type: Capítulo de Livro
Title: Relacionamento de preços e integração entre o mercado produtor de Tianguá na Serra da Ibiapaba/CE e mercados atacadistas de Fortaleza/CE e Teresina/PI
Authors: Tabosa, Francisco José Silva
Araujo, Jair Andrade de
Khan, Ahmad Saeed
Mayorga Mera, Ruben Dario
Keywords: Integração de mercado;Modelo VAR;Ibiapaba;Fortaleza;Teresina
Issue Date: 2010
Publisher: Economia do Ceará em Debate - IPECE, 6
Citation: TABOSA, Francisco José Silva; ARAÚJO, Jair Andrade de; KHAN, Ahmad Saeed; MAYORGA MERA, Ruben Dario. Relacionamento de preços e integração entre o mercado produtor de Tianguá na Serra da Ibiapaba/CE e mercados atacadistas de Fortaleza/CE e Teresina/PI. In: Carvalho, E. B. S.. (Org.). Economia do Ceará em Debate 2009. Fortaleza: IPECE, p. 222-242, 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo visa analisar o relacionamento de preços e integração entre o mercado produtor de Tianguá na Ibiapaba/CE e os mercados atacadistas de Fortaleza/CE e Teresina/PI, utilizando séries semanais de preços obtidos da CEASA. Para isto, foram realizados testes de raiz unitária e utilizado o Modelo VAR, com a aplicação do Teste de causalidade de Granger/Teste de Wald para exogeneidade por blocos, Decomposição de Variância e Impulso Resposta. Os resultados mostraram que o mercado do maracujá e tomate Fortaleza/CE apresentou-se como mercado independente, exercendo forte influência sobre os mercados da Ibiapaba/CE e Teresina/PI. No entanto, no mercado do pepino foi Teresina que se apresentou como mercado independente, exercendo forte influência sobre os mercados de Fortaleza/CE e Ibiapaba/CE.
Abstract: The objective of this paper was to analyze the price relationship and integration between the producer market of Tianguá in Serra of Ibiapaba/CE and the wholesale markets of Fortaleza/CE and Teresina/PI. The weekly price series data was used. For this, the following tests are used: unit roots; the VAR Model; Granger Causality; the Wald for blocks exogeinity; the Variance Decomposition and Impulse Response. The results showed that in the passion fruit and tomatoes markets, Fortaleza showed as independent market, with strong influence over Ibiapaba and Teresina markets. However, in the cucumber market, Teresina showed as independent market with strong influence over Ibiapaba and Fortaleza markets.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5401
ISSN: 1983-4969
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