Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53928
Tipo: Dissertação
Título: Jovens no cosplay: representação e consumo cultural no SANA
Autor(es): Nascimento, Lorena Brenda Santos
Orientador: Paiva, Antonio Cristian Saraiva
Palavras-chave: Cultura cosplay;Performance (Arte);Representações sociais
Data do documento: 2020
Citação: NASCIMENTO, Lorena Brenda Santos. Jovens no cosplay: representação e consumo cultural no SANA. Orientador: Antonio Cristian Saraiva Paiva. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Essa pesquisa buscaidentificaras práticas de sociabilidadee performances produzidaspor um grupo de jovens cosplayersdo município de Fortaleza-Cena Super Amostra Nacional de Animes(SANA)através de uma experiência etnográfica realizadanasedições de 2018e 2019do encontro. Para isso, apresenta-secomo objetivo central da investigaçãoanalisar as dimensões que envolvem o processo de caracterização dos(as) cosplayersque participam do SANA a fim de responder as seguintes problemáticas: em que medida a inserção nouniverso cultural e imagético do cosplayrelaciona-se com as experiências sociais partilhadas pelas juventudes na sociedade brasileira?Como compreender a construção identitária juvenilatravés de personagens e signos da culturapop/japonesa e das sociabilidades e práticas culturais a ela associadas?Considerandoo cosplayatividadeque estimula manifestaçõesplurais, torna-se relevante investigar as práticasque são empreendidas por esses(as)jovens nos eventos de cultura pop/japonesauma vez que podemajudardiretamentena compreensão dos comportamentos e das representações efetivadasatualmentepelos grupos juvenis, sobretudo no contexto cearense. É nesse sentido que o âmbito escolhido para realizar tal investigação constitui a Super Amostra Nacional de Animes(SANA), encontro reconhecido nacionalmente por agregar os diferentes artefatos da cultura pop/japonesa e possibilitar o contato dos jovens fortalezenses com práticas culturaise de consumo. Desse modo,o uso da etnografia, enquanto recurso metodológico, foi fundamentalpara acessar o cenáriocosplaydo SANAe perceber outras dinâmicas que fazem o evento ser frequentado por gruposmajoritariamente juvenis.O diário de campo, assim como as entrevistas semiestruturadas e asimagens/figurasanexadas ao longo do textotambém trouxeram elementos complementares, indispensáveis,paradiscutir osdadose os resultadosapresentados. A partir desse estudo foi possível perceber que o universo da cultura pop/japonesa permiteque as juventudes elaboremum olhar sobre fluxos culturais transnacionais,deslocalizados,eque as aprendizagens grupais elaboradas no cenário cosplayexploram margens de possibilidadesentre mundo da fantasia versus mundo da realidade, tocando em dimensões que mobilizam relações afetivas,construções do corpo erepresentações de gênero e sexualidade.Ao escolherem diferentespersonagens para representar, esses(as) jovens vivenciam experiências distintasde suas realidadescotidianas. Assim, invertem uma lógica de atuaçãoque determina um único modo de fazer cosplaye elaboram suas próprias compreensões sobre o significado dessa prática.
Abstract: The goal of this research is to identify sociability practices and performances produced by a group of young cosplayersfrom the city of Fortaleza-Ce in the Super Amostra Nacional de Animes (SANA), through an ethnographic experience carried out in the 2018and 2019 editions of the meeting. For this purpose, is shown as a main goal of this investigation, to analyse the dimensions that involve the characterization process of cosplayers who participate in SANA in order to answer the following questions: To what extent does insertion regarding the cultural and visual universe of cosplayrelate to the social experiences shared by youth in Brazilian society? How to understand the construction of youth identity through characters and symbols of pop/japanese cultureand the sociability and cultural practices associated with it? Considering that the cosplayactivity stimulates plural manifestations, it is relevant to investigate the practices that these young people undertake in the events of pop/Japanese culture, as they can directly help in understanding the behaviors and representations currently practiced by the groups of young people, especially in the context of Ceará. In this sense, the scope chosen to carry out such an investigation was the National Super AnimeSample (SANA), meeting nationally recognized for bringing together the different artifacts ofpop/japanese culture and enabling the contact of young people in Fortaleza with cultural and consumption practices. Thus, the use of ethnography, as a methodological resource, was fundamental to access SANA's cosplay scenario and to perceive other dynamics that make the event frequented by mostly young groups. The field diary, semi-structured interviews and images attached throughout the text also brought complementary elements indispensable to the discussion of the data and results presented. From this study it was revealed that the universe of pop/japanese culture allows youths develop a look at transnational cultural flows, delocalized, and that the group learnings formulated in the cosplayscenario explore margins of possibilities between the fantasyand the reality worlds, to the extent that mobilizing affective relationships, body constructions and representations of gender and sexuality. When choosing different characters to represent, these young people have different experiences from their daily realities, thus, they subvert the logic of performance that determines the only way to cosplay and elaborate their own understanding of the meaning of the practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53928
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dis_2020_lbsnascimento.pdf6,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.