Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53916
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da pegada hídrica de importação na gestão de recursos hídricos dos Estados da Região Nordeste do Brasil
Autor(es): Sabiá, Rodolfo José
Ribeiro, Thais Aparecida
Alves, Luis Gabriel de Alencar
Gomes, Caio Vinicius de Araujo Ferreira
Palavras-chave: Pegada hídrica;Bacia hidrográfica;Importação;Região nordeste
Data do documento: 2018
Citação: SABIÁ, Rodolfo José; RIBEIRO, Thais Aparecida; ALVES, Luis Gabriel de Alencar; GOMES, Caio Vinicius de Araujo Ferreira. Avaliação da pegada hídrica de importação na gestão de recursos hídricos dos Estados da Região Nordeste do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, XXXVIII, 16 a 19 out. 2018, Maceió, Alagoas Brasil. Anais […] Maceió, Alagoa,2018. Tema: “A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”
Resumo: Em decorrência da importação de produtos originados de outras nações para dentro do Brasil, existe uma grande quantidade de água indireta a cada produto importado pelo país, sejam eles produtos básicos, manufaturados ou semimanufaturados. Entender o porquê de haver um consumo indireto da água é muito importante para a sustentabilidade da nação e suas respectivas bacias hidrográficas, e dessa forma, avaliar e utilizar indicadores de sustentabilidade irão viabilizar o uso correto dos recursos hídricos. O trabalho tem por objetivo analisar e quantificar a pegada hídrica dos produtos agrícolas importados pelos estados da Região Nordeste do Brasil, no ano de 2017. Foram avaliados todas as pegadas hídricas dos produtos referentes as atividades agrícolas. O fluxo de água foi comparado com a capacidade atual (2018) de armazenamento de água das 12 bacias hidrográficas do estado do Ceará, revelando em termos da gestão dos recursos hídricos, que é mais sustentável importar produtos para o Nordeste brasileiro. Foi-se obtido que 13,81% da capacidade atual de todos os reservatórios do estado do Ceará são destinado apenas ao abastecimento humano, de todos os habitantes, por um período de um ano, e que 92,57% corresponde a capacidade dos mesmos reservatórios para suprir a pegada hídrica de importação em cima de todo o volume atual dos açudes do Ceará, mostrando assim que há uma necessidade de importar produtos ao invés de produzi-los no próprio estado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53916
ISSN: ENEGEP: 2594-9713
ICIEOM: 23178000
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_rjsabiá.pdf975,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.