Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53915
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estratégias de operações: um estudo de caso em uma empresa do setor calçadista localizada no vale do Jaguaribe - Ceará
Autor(es): Oliveira, Hévilla Souza
Lima, Rayane Araújo
Lima, Carla Amanda Matos
Costa, Daiane de Oliveira
Soares, Sâmara Margarida Santana
Palavras-chave: Estratégia de desempenho;Matriz importância - Desempenho;Fatores competitivos;5W1H
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, Hévilla Souza; LIMA, Rayane Araújo; LIMA, Carla Amanda Matos; COSTA, Daiane de Oliveira; SOARES, Sâmara Margarida Santana. Estratégias de operações: um estudo de caso em uma empresa do setor calçadista localizada no vale do Jaguaribe – Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, XXXIX, 15 a 18 out. 2019, Santos, São Paulo, Brasil. Anais […] Santos, São Paulo, 2019. Tema: “Os desafios da engenharia de produção para uma gestão inovadora da Logística e Operações”
Resumo: Devido à competitividade presente no atual mercado, as empresas buscam constantemente destacar-se frente aos seus concorrentes em critérios que são relevantes para seus clientes. Para isto, é necessário a utilização de metodologias que possam quantificar o desempenho que as mesmas estão obtendo. O presente estudo de caso apresenta a elaboração de uma Matriz Importância - Desempenho em uma indústria do setor calçadista localizada no Vale do Jaguaribe, bem como a elaboração de planos de ação para a melhoria dos critérios competitivos que necessitam ser aprimorados por meio da ferramenta 5W1H. De acordo com o exposto pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados, 2019) o setor calçadista apresentou um crescimento na sua produção em 2018 se com comparado com o ano anterior, realçando deste modo a importância de conhecer como as empresas estão mediantes aos fatores competitivos. Neste trabalho pôde-se analisar e concluir que a utilização das ferramentas citadas se mostra eficiente para alcançar os objetivos estabelecidos pelas organizações mediantes aos critérios de desempenho que necessitam ser desenvolvidos, proporcionando que as empresas consigam se destacar no mercado ao passo que satisfazem as necessidades dos seus clientes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53915
ISSN: ENEGEP: 2594-9713
ICIEOM: 23178000
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_hsoliveira.pdf558,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.