Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53833
Tipo: Artigo de Evento
Título: Melhoria de processos e controle de estoques num departamento de uma instituição de ensino superior pública
Autor(es): Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Rodrigues, Manuelle Soares
Verde, Larissa Queiroz Lima
Palavras-chave: Modelagem de processos;Controle de estoques;Instituição de ensino superior pública
Data do documento: 2016
Citação: PONTES, Heraclito Lopes Jaguaribe; RODRIGUES, Manuelle Soares; VERDE, Larissa Queiroz Lima; COSTA, Paloma Lucena. Melhoria de processos e controle de estoques num departamento de uma instituição de ensino superior pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO. XXXVI, 03 a 06 out. 2016, João Pessoa/(PB). Anais […] João Pessoa (PB) 2016. Tema: Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil
Resumo: Tendo em vista que as organizações estão inseridas em um cenário de grande competição, onde é fundamental buscar soluções para integrar, estruturar e melhorar os processos, criando maior flexibilidade, agilidade e qualidade. Este trabalho tteve por objetivo implantar melhorias nos processos relacionados à gestão dos estoques num Departamento pertencente a uma Instituição de Ensino Superior Pública no estado do Ceará, utilizando conceitos de gerenciamento de processos de negócios (BPM) e controle de estoques. Para atender a este objetivo, foram levantadas informações sobre estrutura, processos, estoques e controle de informações existentes no departamento. O projeto foi estruturado em quatro fases: coleta e análise de dados, mapeamento de processos, identificação das oportunidades de melhoria e implantação da proposta de reestruturação. Dentre os resultados obtidos, cita-se o maior controle, por parte dos colaboradores de entradas e saídas de materiais, análise dos tipos de materiais mais utilizados, maior conhecimento da demanda, economia em gastos extras com reposição de materiais fora de época. Além disso, foi realizada uma pesquisa de satisfação que resultou na nota 4,8 (emescala de 1 a 5), quando da avaliação do desenvolvimento do projeto, da equipe de execução, dos materiais apresentados e do serviço geral prestado. O projeto atingiu o objetivo proposto, demonstrando que, apesar da resistência à mudança por parte de alguns colaboradores e clientes, a modelagem de processos e o controle de estoques impactam consideravelmente na melhoria das rotinas de trabalho, trazendo ganhos como a padronização dos processos e redução de gastos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53833
ISSN: ENEGEP: 2594-9713
ICIEOM: 23178000
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_hljpontesmsrodrigueslqlverdeplcosta.pdf687,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.