Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5354
Title in Portuguese: Análise da oferta e da demanda de feijão no estado do Ceará: uma aplicação da técnica de sistemas lineares de equações simultâneas
Author: Filgueiras, Araguacy Paixão Almeida
Carvalho, Rosemeiry Melo
Keywords: Equações simultâneas
Estado do Ceará
Feijão em grãos
Issue Date: 2004
Publisher: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, SOBER, 42
Citation: FILGUEIRAS, Araguacy Paixão Almeida; CARVALHO, Rosemeiry Melo. Análise da oferta e da demanda de feijão no estado do Ceará: uma aplicação da técnica de sistemas lineares de equações simultâneas. In: XLII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2004, Cuiabá. Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 42., 2004. Anais...Brasília: SOBER, p. 1-20, 2004.
Abstract in Portuguese: O Estado do Ceará produz aproximadamente 20% da produção nacional de feijão. Esse produto é um alimento básico para a maior parte da população brasileira, principalmente para as classes econômicas de baixa renda. Dada sua importância tanto para a geração de renda dos produtores rurais quanto para a composição da cesta de bens dos consumidores, o presente estudo procura analisar oferta e demanda de feijão em grãos no Estado do Ceará, durante o período de 1985 a 2000, utilizando a técnica de equações simultâneas. Os resultados obtidos indicam que existe uma relação positiva entre o índice pluviométrico, área plantada e a quantidade anual comercializada de feijão. Em relação à demanda, tem-se que maiores níveis de renda aumentariam o consumo desse produto. A elasticidade-preço cruzada da demanda entre o arroz e o feijão, mostra que há uma relação de complementariedade entre esses bens.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5354
ISSN: 0103-2003
Appears in Collections:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_eve_rmcarvalho.pdf559,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.