Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53538
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino das relações raciais em geografia: proposições para a sala de aula
Título em inglês: The teaching of racial relations in geography: propositions for the classroom
Autor(es): Marques, Ana Carolina dos Santos
Fonseca, Ricardo Lopes
Palavras-chave: Ensino de geografia;Racismo;Lei 10.639/03
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes
Citação: MARQUES, Ana Carolina dos Santos; FONSECA, Ricardo Lopes. O ensino das relações raciais em geografia: proposições para a sala de aula. Geosaberes, Fortaleza, v. 11, p. 289 - 304, abr. 2020.
Resumo: O racismo é um fenômeno que estrutura a vida da população negra. À medida que se materializa no espaço geográfico, ele segrega os(as) negros(as) e restringe suas espacialidades. A escola se evidencia como uma instituição que possui grandes contribuições na luta pela superação do racismo, assim como o ensino de Geografia que pode proporcionar uma educação que contemple de forma positiva o povo negro. Nesse sentido, a pesquisa objetiva sugerir proposições pedagógicas que oferecem caminhos de como a questão racial pode ser discutida nas aulas de Geografia. As proposições foram elaboradas com base nas Diretrizes Curriculares da Educação (DCE) Básica do Paraná e no modelo didático proposto por Gasparin (2011). Espera-se fomentar o debate das questões raciais no ensino de Geografia e contribuir para um ensino de Geografia que incorpore a Lei 10.639/03 em seu currículo.
Abstract: Racism is a phenomenon that structures the life of the black population. As it materializes in geographical space, it segregates blacks and restricts their spatialities. The school stands out as an institution that has great contributions in the struggle to overcome racism, as well as the teaching of Geography that can provide an education that contemplates in a positive way the black people. In this sense, the research aims to suggest pedagogical propositions that offer ways of how the racial question can be discussed in Geography classes. The propocitions were elaborated based on the Curricular Directives of Education (DCE) Basic of Paraná and in didactic model proposed by Gasparin (2011). It is hoped to foment the debate of the racial questions in the teaching of Geography and to contribute to a teaching of Geography that incorporates the Law 10.639/03 in its curriculum.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53538
ISSN: 2178-0463
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_acdsmarques.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.