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Tipo: Tese
Título: Saúde bucal em todas as políticas: conteúdo relacionado ao HIV/AIDS em planos de ensino da graduação em odontologia na comunidade dos países de língua portuguesa
Autor(es): Moreno, Melinna dos Santos
Orientador: Sílvia Walter de, Andréa
Palavras-chave: Instituições de Ensino Superior;Odontologia;HIV;Síndrome de Imunodeficiência Adquirida;Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Data do documento: 3-Jul-2020
Citação: MORENO, M. S. M. Saúde bucal em todas as políticas: conteúdo relacionado ao HIV/AIDS em planos de ensino da graduação em odontologia na comunidade dos países de língua portuguesa. 2020. 208 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O cuidado em saúde bucal é importante para o diagnóstico precoce da AIDS, o acompanhamento em saúde e a melhora da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVHA), compondo o enfrentamento dessa enfermidade. Objetivou-se explorar a formação de recursos humanos em saúde bucal (RHSB) de nível superior, analisando, sobretudo, a abrangência de conteúdos relacionados ao HIV nos planos de ensino/ementas de cursos de Odontologia dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), assim como elaborar infográficos educacionais a serem utilizados no cuidado oral às PVHA. Após exploração dos sítios eletrônicos das Instituições de Ensino Superior (IES) responsáveis pela formação de RHSB nos nove países da CPLP, foram confeccionados, por meio de dois softwares (QGIS® e Google My Maps®), mapas temáticos, com a distribuição espacial e caracterização dos cursos. Em seguida, foi efetuada a análise documental do conteúdo referente ao HIV/AIDS especificado nos planos de ensino/ementas das disciplinas disponibilizados nos sites oficiais dos referidos cursos. Ademais, descreveu-se a criação de infográficos educacionais baseados nos resultados de uma revisão integrativa da literatura acerca do papel do cirurgião-dentista no acompanhamento em saúde das PVHA. Como resultados, foram identificados 520 cursos, com intensa desigualdade do ponto de vista quantitativo, destacando-se a grande quantidade de IES no Brasil e a carência/dependência externa de alguns Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, mas com forte semelhança quanto ao predomínio de instituições de natureza privada (88%). Na análise documental, evidenciou-se a presença de conteúdo sobre HIV/AIDS preponderantemente em componentes curriculares no campo de conhecimento biomédico e em semestres iniciais do curso, bem como uma baixa participação desse conteúdo em planos de ensino de disciplinas voltadas aos aspectos éticos implicados nesse cuidado. Adicionalmente, infográficos educacionais detalharam, de maneira acessível e atrativa, a atuação de profissionais no cuidado oral desse grupo de pacientes. Apesar da relevância de RHSB adequadamente formados para o enfrentamento desta pandemia, os planos de ensino dos cursos analisados necessitam de readequações, a fim de que possam contribuir para a melhora do cenário de exclusão e iniquidade tradicionalmente vinculado às PVHA.
Abstract: Oral health care is important for the early diagnosis of AIDS, health monitoring and improving the quality of life of people living with HIV/AIDS (PLHA), making up the combat of this disease. The objective was to explore the training of human resources in oral health (HROH) in graduate courses, analyzing, above all, the scope of HIV-related content in teaching plans/ menus of Dentistry courses in the Member States of the Community of Portuguese Speaking Countries (CPSC), as well as preparing educational infographics to be used in oral care of PLHA. After exploitation of the websites of Higher Education Institutions (HEIs) responsible for the training of HROH in the 9 countries of the CPSC, were made, using 2 softwares (QGIS® and Google My Maps®), thematic maps, with the spatial distribution and characterization of the courses. Then, the documental analysis of the content referring to HIV/AIDS was carried out in the teaching plans/menus of the disciplines of the referred courses. In addition, the creation of educational infographics based on the results of an integrative literature review about the role of the dental surgeon in the health monitoring of PLHA has been described. As results, 520 courses were identified, with intense inequality from the quantitative point of view, highlighting the large number of HEIs in Brazil and the lack/external dependence of some African Countries of Portuguese Official Language (PALOP) and Timor-Leste, but with a strong similarity regarding the predominance of private institutions (88%). In the documental analysis, the presence of content on HIV/AIDS was evidenced mainly in curricular components in the field of biomedical knowledge and in the initial semesters of the course, as well as a low participation of this content in teaching plans of disciplines in the area of ethical aspects involved in this care. In addition, educational infographics detailed, in an accessible and attractive way, the performance of professionals in oral care this group of patients. Despite the relevance of properly trained HROH to face this pandemic, the teaching plans of the courses analyzed need changes, so that they can contribute to the improvement of the scenario of exclusion and inequity traditionally linked to PLHA.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53496
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