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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensinando a ser mulher: um estudo do discurso pedagógico do almanaque da família (1947)
Autor(es): Silva, Ariana Pereira da
Silva, Guimario Pimentel.
Palavras-chave: Análise do discurso;Gênero;Discurso pedagógico
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Gelne
Citação: SILVA, Ariana Pereira da; SILVA, Guimario Pimentel. Ensinando a ser mulher: um estudo do discurso pedagógico do almanaque da família (1947). Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. p. 14-25.
Resumo: O trabalho é um estudo sobre o discurso pedagógico do Almanaque da Família de 1947, que se configurava como um produto da imprensa feminina e orientava as leitoras a assumirem o modelo do que seria, à época, uma “mulher moderna”. A partir do aporte teórico da Análise do Discurso, o objetivo é investigar como o conteúdo da publicação produziu determinados sentidos em relação à mulher da década de 1940. Destacam-se os modos de funcionamento desse discurso, observandose a ênfase dada ao lugar central da mulher no âmbito doméstico, visto como uma espécie de missão essencialmente feminina. Utiliza-se a discussão proposta por Orlandi (1994, 2006) em relação ao discurso pedagógico, tomado como um discurso de tipo autoritário. Além disso, a análise centra-se na noção de memória discursiva, buscando compreender como a ideologia patriarcal construiu, por meio de efeitos de evidência, um modelo feminino socialmente legitimado. A partir das análises, é possível perceber que, de acordo com as condições de produção que o determinavam, o Almanaque da Família ajudou a (re)produzir uma representação feminina conservadora, ancorada no discurso religioso que sustentava o imaginário social da época.
Abstract: This paper is a study about the pedagogical discourse present in the Almanaque da Família of 1947, which was configured as a product of a female press and guided readers to assume the model of what would be, at the time, a “modern woman”. From the theoretical contribution of Discourse Analysis, the objective is to investigate how the content of the publication produced certain meanings in relation to the woman of 1940s. We highlight the functioning of this discourse, observing the emphasis given to the central place of women at home, seen as a kind of essentially feminine mission. We use the discussion proposed by Orlandi (1994, 2006) about pedagogical discourse, taking it as an authoritarian discourse. In addition, the analysis focuses on the notion of discursive memory, seeking to understand how patriarchal ideology built, through effects of evidence, a socially legitimated female model. It is possible to realize that, according to the conditions of production that determined it, the Almanaque da Família produced a conservative female representation, anchored in the religious discourse that supported the social imaginary of the time.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53428
ISSN: 2236-0883 ON LINE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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