Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53405
Title in Portuguese: A relação de apropriação do corpo nos quadrinhos e no cinema de ficção científica cyberpunk nos Estados Unidos e Japão
Author: Reis, Lucas Bernardo
Advisor(s): Lucas, Ricardo Jorge de Lucena
Keywords: Ficção científica
Cyberpunk
Corpo
Apropriação
Issue Date: 2020
Citation: REIS, Lucas Bernardo . A relação de apropriação do corpo nos quadrinhos e no cinema de ficção científica Cyberpunk nos Estados Unidos e Japão. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza, 2020.
Abstract in Portuguese: A presente dissertação tem como objetivo analisar a temática cyberpunk e suas manifestações possíveis em produtos culturais dos EUA e Japão. Consiste em considerar que é possível interpretar nas obras relações entre trabalhos anteriores a partir do processo de apropriação (Julie Sanders), que diz respeito ao trabalho de criação ou complemento de novas obras a partir de conceitos trabalhados em obras originais. Assim, pretendemos analisar como o tema “corpo” é apropriado nos quadrinhos e no cinema sobre cyberpunk nos Estados Unidos e no Japão, através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-explicativa, mediante análise fílmica e quadrinistica das obras Blade Runner, Tetsuo, “The Long Tomorrow” e do estilo artístico e de mangás ero-guro. A interpretação do material seguiu os ensinamentos das análises fílmica (Jacques Aumont e Michel Marie) e quadrinistica (Barbara Postema). O processo de apropriação proporciona dois tipos de corpo, um em cada cyberpunk, o corpo transhumano e o corpo pós-humano e eles são apresentados de formas específicas em cada ambiente. Ao final, podemos identificar uma primeira indicação de dois tipos de cyberpunk a partir da representação do corpo, o que nos indica que outros temas podem mudar significativamente de abordagem em cada cultura. Palavras-chave: Ficção Científica. Cyberpunk. Corpo. Apropriação.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo analisar a temática cyberpunk e suas manifestações possíveis em produtos culturais dos EUA e Japão. Consiste em considerar que é possível interpretar nas obras relações entre trabalhos anteriores a partir do processo de apropriação (Julie Sanders), que diz respeito ao trabalho de criação ou complemento de novas obras a partir de conceitos trabalhados em obras originais. Assim, pretendemos analisar como o tema “corpo” é apropriado nos quadrinhos e no cinema sobre cyberpunk nos Estados Unidos e no Japão, através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-explicativa, mediante análise fílmica e quadrinistica das obras Blade Runner, Tetsuo, “The Long Tomorrow” e do estilo artístico e de mangás ero-guro. A interpretação do material seguiu os ensinamentos das análises fílmica (Jacques Aumont e Michel Marie) e quadrinistica (Barbara Postema). O processo de apropriação proporciona dois tipos de corpo, um em cada cyberpunk, o corpo transhumano e o corpo pós-humano e eles são apresentados de formas específicas em cada ambiente. Ao final, podemos identificar uma primeira indicação de dois tipos de cyberpunk a partir da representação do corpo, o que nos indica que outros temas podem mudar significativamente de abordagem em cada cultura. Palavras-chave: Ficção Científica. Cyberpunk. Corpo. Apropriação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53405
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_dis_lbreis.pdf3,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.