Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53358
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A poética do assombro: as mulheres em contos de Poe
Autor(es): Muknicka, Sérgio Gabriel
Palavras-chave: Construção narrativa;Poe, Edgar Allan, 1809-1849;Conto;Personagem feminina
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: MUKNICKA, Sérgio Gabriel. A poética do assombro: as mulheres em contos de Poe. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 8, n. 20, p. 244-259, abr./jun. 2020.
Resumo: Este artigo pretende, por meio de uma leitura do texto crítico A filosofia da composição de Edgar Allan Poe (1809-1849), analisar três contos desse autor: Berenice, Ligeia e Morella. Nesses contos, as personagens femininas são componentes fulcrais da narrativa. Considerarse-á, também, à luz do texto teórico, o modo como Poe compôs essas obras. Além de, é claro, comentarmos a poética do autor e a maneira como as personagens femininas aparecem inseridas nela. Edgar Allan Poe, por meio do pleno domínio de suas proposições teóricas, faz de seus contos um laboratório para a experimentação de novas técnicas e para a construção de efeitos de sentido. Além disso, frisa-se a reiteração dos recursos preferidos do autor, como a repetição, as epígrafes retomadas no interior da narrativa por meio de diálogos e digressões narrativas, bem como a simbologia de nomes. O autor elabora detalhadamente seus contos. Poe enlaça as personagens num enredo cuidadosamente construído, fazendo com que esses seres de papel, poliédricos e especulares, possam ser lidos como facetas do próprio artífice atormentado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53358
ISSN: 2176-9923
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_sgmuknicka.pdf380,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.