Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53304
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As organizações religiosas brasileiras frente à pandemia de covid-19
Autor(es): Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Ribeiro, Fabrício Americo
Silva, Ivo Luis Oliveira
Souza, José Arilson Xavier de
Franco, Gerlaine Cristina
Rocha, Marcos da Silva
Gomes, Maryvone Moura
Benatti, Camila
Palavras-chave: Fortaleza - Ceará;Northeast - Brazil;Religião;Saúde pública;Pandemia;Covid-19;Novo Coronavírus
Data do documento: Jul-2020
Instituição/Editor/Publicador: University of Texas Press
Citação: OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de et al. As organizações religiosas brasileiras frente à pandemia de Covid-19. Journal of Latin American Geography, v. 19 n. 3, 2020, p. 272-279. Project MUSE, doi:10.1353/lag.2020.0049.
Resumo: Os pesquisadores analisaram as principais medidas adotadas pelas instituições religiosas no contexto da pandemia do novo coronavírus. "Como regular o funcionamento de organizações religiosas quando as medidas de distanciamento social atingem a liberdade de culto? A publicação divide as instituições religiosas em quatro agrupamentos: católicos, evangélicos, espíritas e afros, e entidades orientais e indígenas, mostrando as principais ações adotadas por elas durante o período de 15 de março a 15 de abril, primeiro mês de distanciamento social no Brasil. "Neste período, rastreamos via páginas oficiais, Facebook e Instagram de comunidades religiosas institucionais e notas emitidas por representações oficiais das organizações quais as medidas tomadas para proteger (ou não) seus membros diante da pandemia", destaca Christian Dennys de Oliveira, coordenador do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES). O artigo mostrou a diversidade das organizações religiosas e as diferenças de opiniões sobre a pandemia. Enquanto algumas organizações recomendavam seguir novas regras de conduta, adequando-se às medidas sanitárias, outras ignoravam as determinações de autoridades governamentais de suspender atividades presenciais. A partir do levantamento, os pesquisadores procuraram analisar "percepções, leituras, combates e silenciamentos" das religiões em relação à pandemia do coronavírus. "De um lado, atividades religiosas permanecem indispensáveis para a gestão de uma economia política atrelada pelo patrimonialismo das movimentações monetária e eleitoral. De outro, as formas de crença com fragilidades da condição de cidadania podem dar às organizações religiosas um papel preventivo essencial na quarentena, ainda que nutrindo todo fundamentalismo das organizações cristãs frente às não cristãs", concluem.
URI: doi:10.1353/lag.2020.0049.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53304
ISSN: 1545-2476
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_resumo_art_cdmoliveira.pdf164,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.