Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5330
Tipo: Artigo de Evento
Título: Desenvolvimento local e capital social: uma leitura sobre os núcleos e arranjos produtivos do Estado do Ceará
Autor(es): Tabosa, Francisco José Silva
Teixeira, Keuler Hissa
Silva, Denise Michele Furtado da
Madalozzo, Clovis Luis
Mayorga, Maria Irles de Oliveira
Palavras-chave: Desenvolvimento local;Capital social;Núcleos e arranjos produtivos locais
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 42
Citação: TABOSA, Francisco José Silva; TEIXEIRA, Keuler Hissa; SILVA, Denise Michele Furtado da; MADALOZZO, Clóvis Luís; MAYORGA, Maria Irles de Oliveira. Desenvolvimento local e capital social: uma leitura sobre os núcleos e arranjos produtivos do Estado do Ceará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA E ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 42., Cuiabá-MT, 2004. Anais... Brasília-DF: SOBER, v. 1, p. 1-14, 2004.
Resumo: O desenvolvimento local vem sendo, nos últimos anos, objeto de intensos debates entre especialistas. Esse tema de caráter fundamentalmente endógeno que busca um processo sustentável de aproveitamento das oportunidades das capacidades locais, e pressupondo a participação dos atores locais, econômicos, públicos e privados, capazes de catalisar tais potencialidades locais apostando em uma melhora integral da qualidade de vida das populações dos territórios. Em todos os debates travados sobre o desenvolvimento econômico, nos últimos anos, o capital social tem ocupado um espaço crescente devido à percepção de seus impactos na reformulação das práticas de desenvolvimento. Esses intensos debates discutem sobre um paradigma emergente que integra conceitos de diversos campos; como da reciprocidade, redes sociais, desenvolvimento participativo e governabilidade. Sendo assim, uma valorosa ferramenta para a análise e promoção do desenvolvimento das localidades. Dentro das políticas públicas de desenvolvimento surge uma estratégia para o desenvolvimento local com o objetivo de enfrentar os desafios impostos pela globalização baseada em arranjos de sistemas produtivos locais (distrito industrial, ambientes inovadores ou clusters). Esses sistemas vêm se organizando no interior do Estado do Ceará, com maior ou menor grau de organização nas formas de “núcleos” e arranjos produtivos locais. O presente artigo baseia-se numa ampla revisão literária sobre desenvolvimento local, capital social e sistemas produtivos locais, propondo-se a analisar o papel do capital social na formação e sustentação desses sistemas produtivos locais e, conseqüentemente, a importância desses sistemas no processo de desenvolvimento local.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5330
ISSN: 0103-2003
1806-9479
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_eve_fjstabosa.pdf186,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.